Busca rápidaX

Champs Elysees

HCI faz procedimento cardíaco inédito em recém nascido

2 de dezembro de 2018

Há 18 anos, a UTI Neonatal do Hospital de Caridade de Ijuí (HCI) é uma referência regional, com leitos regulados pela Central de Leitos do Estado, onde disponibiliza dez leitos neonatal, sendo 8 pelo Sistema Único de Saúde-SUS. O trabalho integrado das equipes da UTI Neonatal e do Instituto do Coração(INCOR), resultou em um procedimento inédito em Ijuí.

O paciente, um recém nascido vindo da cidade de Santa Maria chegou no HCI com sintomas de flutter atrial, um tipo de arritmia que formam um circuito elétrico anormal, que causam contrações regulares a um ritmo acelerado, mais de 240 batimentos cardíacos por minuto. O flutter atrial isolado é considerado uma taquiarritmia rara no período neonatal. O seu reconhecimento é fundamental para um tratamento precoce e para evitar complicações até mesmo fatais.

O médico responsável técnico da UTI Neonatal Maurício Bortolini explica que a recomendação inicial foi fazer um tratamento medicamentoso que teve resposta parcial. “ Então buscamos apoio dos colegas médicos Marcelo Miron especialista em cardiopediatria e do médico Rafael Manhabosco Moraes, especialista em Eletrofisiologia. A decisão foi fazer um procedimento inédito nestes quase 20 anos de UTI de recém nascidos, uma cardioversão elétrica”, explica Bortolini.

O procedimento foi considerado pela equipe, um sucesso e o bebê normalizou o ritmo cardíaco, sem precisar de medicação. Em geral, os recém-nascidos com flutter atrial e com coração anatomicamente normal, apresentam sucesso na reversão, com ritmo normal que é em média, de 80 batimentos por minuto e permanecem livres de recorrência.

“A cardioversão elétrica é a escolha terapêutica mais efetiva para a reversão a ritmo sinusal. Para fácil compreensão, são choques no coração para normalizar os batimentos”, destaca o médico eletrofisiologista Rafael Manhabosco Moraes. Desde a última quinta-feira, 29, o recém nascido, não precisou mais de cuidados de UTI e está na Maternidade da instituição e se prepara para dar alta e voltar para Santa Maria com a família.

Compartilhar
  • 763
  •  
  •  
  •  
  •  
    763
    Shares
Fonte: HCI

4 respostas para “HCI faz procedimento cardíaco inédito em recém nascido”

  1. Janete disse:

    Parabéns para a equipe, muita luz no caminho que escolheram. Sucesso.

  2. Susana Rocznieski disse:

    Parabéns a toda equipe envolvida.Ijui sempre se destacando na área da saúde!!Que bom podermos contar com tão bom atendimento nos momentos difíceis.

  3. Glacir Rodrigues disse:

    Deus seja louvado ! ! ! Que Boa notícia, saber que temos recursos aqui em nossa cidade e uma equipe assim , abençoada por Deus … 🙏🙏👏👏👍💪💖

  4. Ivenia disse:

    Parabéns a equipe q realizou este procedimento, que Deus continue abençoando vcs.

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Acompanhe nas Redes

by @TwitterDev
error: Conteúdo protegido !!!