Busca rápidaX

HCI firma parceria de intercâmbio com rede de hospitais da Alemanha

2 de março de 2020

Um termo de cooperação técnica foi assinado na manhã desta segunda-feira (02) entre o Hospital de Caridade de Ijuí (HCI) e a rede de hospitais europeu, conhecida como Helios Kliniken Mittelweser, da Alemanha.

A parceria entre as casas de saúde permite que profissionais da enfermagem realizem intercâmbio na Alemanha. No ano passado, a enfermeira Arlete Frantz, esteve por 15 dias em Nienburg e pode interagir com os profissionais alemães e entender melhor o funcionamento da clínica com 300 leitos e mais de 600 colaboradores.

Conforme o presidente em exercício do HCI, Cícero Tremea dos Santos, o grupo alemão possui o interesse em investir em profissionais enfermeiros do Brasil, com a oferta de emprego nesta área da saúde na Alemanha. 

Segundo o presidente, neste primeiro momento serão ofertadas 40 vagas para enfermeiros brasileiros. Pelo convênio, durante um ano, o grupo Helios vai utilizar a estrutura do HCI para treinar os escolhidos em processo seletivo e, no turno inverso de trabalho, as aprovados vão aprender a língua alemã.

Depois desse período de um ano, os enfermeiros estarão aptos para trabalhar e morar na Alemanha. Para o processo seletivo, que ocorre nesta semana, dos 147 currículos enviados, estão credenciados 57 inscritos, para disputar as 40 vagas.

A comitiva alemã que veio avaliar é composta pelo médico diretor de Recursos Humanos do Hélios Kliniken Sebastian Hunger, pela diretora de Enfermagem da Hélios Kliniken de Leipzig Beatriz Halama e pelo diretor geral do Hélios Kliniken de Nienburg médico Thomás Clausing. A delegação é composta ainda por dois profissionais da Central Alemã do Trabalho, Jaqueline Mayer e Mariano Hebenbrock.

Prestigiaram a assinatura de parceria, os diretores voluntários do HCI Erlo Adolfo Endruweit e Alfredo Brandt, o diretor executivo em exercício Genésio Gomes, a gerente de enfermagem Cledir França Garcia e o assessor jurídico Valmor Alievi.

O intercâmbio surgiu há cinco anos, através da visita do então presidente da Deula-Brasil e também atual secretário da diretoria do HCI Erlo Adolfo Endruweit. A Deula-Brasil é uma entidade sem fins lucrativos que incentiva o resgate da cultura alemã e a troca de conhecimentos entre os dois países.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Assessoria HCI
error: Conteúdo protegido!