Busca rápidaX

HCI oficializa 10 novos leitos de UTI para enfrentamento à Covid-19

11 de setembro de 2020

O Hospital de Caridade de Ijuí(HCI) conta, a partir dessa semana, com mais 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para o enfrentamento ao novo coronavírus Com isso, a instituição amplia para 30 leitos de UTIs, sendo os novos específicos para atendimento de pacientes com covid-19.

Todos os leitos abertos estão localizados no Bloco 1, terceiro andar, prédio recentemente reformado. A entrega de novas vagas foi possível, a partir de apoio financeiro da Prefeitura Municipal de Ijuí que destinou o valor de R$600.000,00(seiscentos mil reais), para a compra de equipamentos como monitores multiparâmetros, bombas de infusão, camas elétricas com balanço, smose reversa portátil para pacientes que necessitam de hemodiálise, desfibrilador, eletrocardiógrafo e um carrinho de emergência.

Conforme o presidente em exercício do HCI Cícero Tremea dos Santos, assim que as autoridades políticas e empresariais do município sinalizaram apoio, todos os esforços foram tomados para a abertura dos novos leitos.
“Nós tínhamos recebido do Ministério da Saúde 10 novos respiradores, mas ainda faltavam os demais aparelhos que compõem uma UTI completa. Além dos equipamentos, ainda precisávamos cumprir todas as exigências que o Estado e Ministério da Saúde nos pedem para autorizar a abertura de uma nova unidade e finalmente apresentamos essa ampliação de leitos, para nossa comunidade”, explica Cícero.

O pedido de habilitação dos leitos junto ao Sistema Único de Saúde (SUS) foi feito ao Ministério da Saúde, que autoriza o custeio dos mesmos e a regulação segue com a Central de Leitos do Estado. O diretor técnico do HCI médico Daniel Schorer destaca que os novos leitos só foram possíveis graças ao empenho da equipe multidisciplinar que cuida da ala covid-19, que envolve médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapia, nutrição, farmácia e higienização.

“ Nosso agradecimento à todos os profissionais, incansáveis no cuidado. Não podemos esquecer o apoio que tivemos do corpo clínico e hoje podemos oferecer mais 10 leitos de UTI, uma vitória de todos”, resume o diretor técnico.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e HCI
error: Conteúdo protegido!