Busca rápidaX

MANCHETES

HCI tem novo programa de residência em Pediatria

6 de outubro de 2021

O Ministério da Educação (MEC) aprovou a solicitação de abertura de residência médica em Pediatria no Hospital de Caridade de Ijuí (HCI). Falta somente o parecer final da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) para abertura do edital, que terá duas vagas na especialidade, com duração de três anos.

“É uma das áreas básicas da Medicina que visa o atendimento integral da criança. Além do atendimento realizado pelos profissionais do HCI, teremos futuramente o acompanhamento dos residentes, fazendo com que o próprio serviço seja mais qualificado”, comenta o médico pediatra do HCI, Milton Gross Junior, que supervisionará o programa de residência em Pediatria.

Responsável por acompanhar e supervisionar os residentes no processo de aprendizado, atendimento, articulação de protocolos, apresentação de aulas e revisão bibliográfica, Gross Junior destaca que o programa incluirá as diferentes áreas, como a Enfermaria, Emergência, Sala de Parto e Berçário, com o acompanhamento dos pediatras que integram o Corpo Clínico do HCI. O médico lembra a importância da Rede Básica no acompanhamento das crianças, no sentido de garantir a estruturação desse atendimento integral.

“Muitas vezes, os pacientes chegam ao Hospital com queixas que estão relacionadas à rede pública, e não necessariamente precisando de um atendimento na Emergência. Com a procura por parte desses pacientes, sem a indicação apropriada, por vezes, pode ocorrer uma superlotação e atrasar o atendimento emergencial de quem realmente precisa”, pondera o pediatra. “Por isso, o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) é importante, até porque o acompanhamento, por exemplo, do crescimento e desenvolvimento das crianças, deve ocorrer de forma sistemática e contínua, o que é realizado no atendimento primário (postos de saúde).”

O programa de residência em Pediatria se alinha à busca do Hospital Amigo da Criança, um selo de qualidade criado pela Unesco para destacar os hospitais que apoiam e defendem o aleitamento materno. “Esse selo de qualidade está sendo implementado aos poucos, com treinamento das equipes, tanto técnicos em enfermagem quanto enfermeiros e médicos, todos que têm relação com o atendimento integral à criança, para que ocorra com a melhor qualidade”, acrescenta Gross Junior, pontuando que o HCI dispõe de atendimento presencial 24 horas de pediatra e obstetra. “Isso possibilita atender gestantes e crianças em tempo hábil, o que, muitas vezes, é primordial e faz toda a diferença na sobrevida desses pacientes em casos graves ou com complicações.”

A Comissão de Residência Médica (Coreme) do HCI, com mais de uma década de atuação, tem programas nas especialidades de Cardiologia, Oncologia Clínica, Cirurgia Geral, Cirurgia Básica, Psiquiatria, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia e Radiologia e Diagnóstico por Imagem. Informações podem ser obtidas pelo telefone 3331 9357.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Radio Progresso de Ijuí e HCI
error: Conteúdo protegido!