Busca rápidaX

Homem é notificado e limpa lixo descartado incorretamente, em Ijuí

12 de maio de 2022

A coordenadoria socioambiental de Ijuí busca investigar e identificar responsáveis pelo descarte incorreto de lixo no município. Há alguns meses, uma força tarefa envolvendo servidores de diversas secretarias, fez mutirões de limpeza em áreas frequentemente utilizadas para o descarte incorreto. Nesta semana, o responsável pelo material descartado às margens da ERS 342, na saída para Catuípe, foi identificado graças a recibos encontrados pela coordenadoria, junto ao material. 

O homem foi localizado e recebeu duas opções: pagar multa ou recolher todo o material descartado incorretamente. Ele disse ter contratado um “freteiro” para retirar os materias (madeiras, latas e emblagens), e que esta pessoa teria descartado no local, sem avisá-lo. Tony Alberto Dornelles, que trabalha com artigos de madeira, disse à Rádio Progresso que considera justa e necessária a ação da coordenadoria em identificar, multar e orientar as pessoas. 

“Infelizmente o meu material foi descartado incorretamente, no entanto, apesar de não ter responsabilidade sobre o ato desta pessoa, entendo e concordo com a notificação. Precisamos agir de acordo com o que é correto”, disse. 

O coordenador socioambiental de Ijuí, Sérgio Burmann, explica que as pessoas podem fazer denúncias sobre possíveis responsáveis pelo descarte incorreto de materiais, inclusive com fotos de placas de veículos ou da própria pessoa, e encaminhar para que a coordenadoria identifique e entre em contato. 

“É importante deixar claro que a multa pelo descarte incorreto por chegar a três mil reais, então é um valor expressivo. As pessoas podem evitar o descarte incorreto, fazendo o procedimento como deve ser. Temos local próprio para descarte de eletrônicos, lâmpadas, pilhas… então não é difícil”, pontuou.  

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!