Busca rápidaX


MANCHETES

Hospitais de Ijuí não sofrem desabastecimento de oxigênio

1 de dezembro de 2020

Os leitos de UTI dos hospitais de Ijuí estão com 75% de lotação. Conforme o sistema disponibilizado pela secretaria estadual de saúde, dos 36 leitos disponíveis, 27 estão ocupados. Dos pacientes internados, 1 está com suspeita da doença e outros 10 tem diagnóstico positivo pra Covid-19.

Nos leitos clínicos destinados a pacientes infectados com o coronavírus, a ocupação é menor. De 78, apenas 21 estão ocupados o que representa 26,9%. Há 36 respiradores nas casas de saúde de Ijuí e 12 estão sendo utilizados.

No Hospital de Caridade de Ijuí chama atenção o número de leitos de UTI privados sendo ocupados. Há 30 leitos de terapia intensiva no HCI, destes 25 estão ocupados. No entanto, todos os 5 leitos privados estão ocupados e há ocupação de reserva técnica de mais dois leitos particulares, ou seja, excedendo os 100%, chegando 140%.

No Hospital da Unimed a situação é mais tranquila. Dos 6 leitos de UTI disponíveis, apenas 2 tem pacientes internados e ambos estão com diagnóstico positivo pra Covid-19.

Nesta semana o Hospital São Luiz Gonzaga divulgou dificuldade na aquisição de oxigênio para suprir a demanda dos respiradores. No entanto a situação não é a mesma nas casas de saúde de Ijuí. A Unimed informou que o abastecimento na casa de saúde está dentro do previsto.

Já o HCI informou que o contrato tem sido cumprido pelas distribuidoras, mas se pedir cilindros a mais, não existem novos. No entanto, entrega do oxigênio segue normal.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí