Busca rápidaX


Hospital de Caridade de Ijuí completa 86 anos de fundação

19 de junho de 2021

O dia 19 de junho, marca a data de fundação da Associação Hospital de Caridade Ijuí, hoje considerado um dos sete principais hospitais filantrópicos do interior do Rio Grande do Sul, onde o maior convênio é com o Sistema Único de Saúde, que representando 80% dos atendimentos, onde na área do câncer, este índice aumenta para 92% pelo SUS. Atualmente oferece 204 Leitos, internação em todas as especialidades médicas e 40 leitos de Unidade de Terapia Intensiva-UTI, sendo 20 exclusivos para pacientes graves com COVID-19. O Corpo Clínico tem 204 médicos especialistas e 39 médicos residentes.

Nestas oito décadas de existência, o hospital se consolidou nos serviços de alta complexidade, que são reconhecidos pela excelência, dentre eles a Oncologia, Cardiologia, Hemodiálise, Hemoterapia, Cardiologia Intervencionista, Eletrofisiológica, Cirurgia Cardiovascular, Procedimentos Renovasculares Extra Cardíacos, Transplantes Renais, UTI’s (Neonatal. Adulto, Coronariana e Covid-19), Medicina Nuclear e com um moderno setor de diagnóstico por imagem com equipamentos de última geração e é Pronto Atendimento, o Hospital de Caridade de Ijuí é responsável por atender à uma demanda de aproximadamente 1,5 milhão de habitantes vindos de aproximadamente 120 municípios situados nas Coordenadorias Regionais de Saúde de Ijuí, Cruz Alta, de Santo Ângelo, de Santa Rosa, de Palmeira das Missões e de Frederico Westphalen.

Além da vocação assistencial, o HCI é referência como Hospital Escola, desenvolvendo ações de docência, pesquisa e prestação de serviço de média e alta complexidade. A Instituição serve de cenário de prática para atividades curriculares de cursos da área da saúde, onde tem como principal parceira a Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ, sendo responsáveis pela formação prática dos profissionais da saúde que atuarão tanto na rede básica como nos hospitais públicos e privados. O Programa de Residência Médica do HCI completa uma década de implantação, sendo pioneiro na região noroeste do RS, com 7 especialidades aprovadas como a oncologia clínica, a cirurgia geral, a cirurgia básica, a ginecologia/obstetrícia, a radiologia, o diagnóstico por imagem e a cardiologia.

Outro destaque é a ampliação e modernização do único Centro de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon) do interior do Rio Grande do Sul. Depois da conclusão da ampliação do serviço de radioterapia com instalação de um novo e moderno acelerador linear, o Cacon, referência para mais de 120 municípios, iniciou a obra de ampliação dos serviços ambulatoriais e de quimioterapia. A expansão do Centro, com ampliação de 700m² de área física, totalizando mais de 1.800m² destinados à oncologia, contempla 12 consultórios médicos, 42 poltronas de aplicação de quimioterápicos, salas multiprofissionais e fluxo de acesso diferenciado à edificação.

Outra frente de trabalho fica atrás do Instituto do Coração-Incor, onde a primeira etapa da obra está praticamente pronta para abrigar um segundo hagiógrafo, aparelho que vai qualificar ainda mais o serviço de hemodinâmica do Incor e também para a instalação de um moderno equipamento de ressonância magnética. O angiógrafo é um aparelho, usado para mapear veias e artérias do corpo humano e permitirá ampliar o atendimento do Serviço de Hemodinâmica do Incor. Na sequência das obras do Incor, será feito um andar para as instalações do curso de medicina da Unijuí, que em seguida, os alunos começam a realizar a parte prática do curso, dentro do hospital. A parte de baixo, no térreo, será destinada para abrigar o segundo equipamento que é uma ressonância magnética, um exame de diagnóstico por imagem que consegue criar imagens de alta definição dos órgãos internos através da utilização de campo magnético. “Somos parceiros do SUS e de outros importantes convênios e com esses novos aparelhos, vamos dar um salto ainda maior, com tecnologia de ponta, mantendo-nos competitivos e resolutivos”, disse o presidente Douglas Uggeri.

Diante da pandemia, em parceria com o SUS e apoio das prefeituras de Ijuí, Coronel Barros e Bozano e da Câmara de Vereadores de Ijuí, o hospital tem feito todos os esforços para realizar o melhor atendimento. Hoje, são 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 21 leitos clínicos e de retaguarda para o enfrentamento ao novo coronavírus. “Com o esforço de todos, vamos vencer essa etapa. Por fim, queremos agradecer a comunidade, que tem nos dado um apoio muito grande, principalmente através dos de muitos voluntários e parlamentares com vínculo na nossa região e vamos também intensificar a captação de recursos através de doações e de emendas parlamentares, que nos permite a continuidade dos investimentos em reformas, melhorias e investimentos em novas tecnologias”, finaliza o presidente Douglas Uggeri.

A diretoria 2020-2022 teve perdas irreparáveis por causa do novo coronavírus, onde dois dos seus integrantes, lastimavelmente faleceram em decorrência do vírus. Nestes 86 anos, todas as homenagens aos diretores voluntários, presidente Paulo Roberto Stumm e o 1º tesoureiro Jaime Luis Cottens Ghisleni.

Fonte: HCI e Rádio Progresso de Ijuí