Busca rápidaX

Hospital de Caridade de Ijuí (HCI) realiza 6ª captação de órgãos do ano

22 de setembro de 2016
O Hospital de Caridade de Ijuí realizou ontem a 6ª captação de órgãos desse ano. O processo foi possível após autorização da família do paciente com nome de iniciais R.H.A., natural de São Borja, que morava em Panambi, e que teve diagnóstico de endocardite, o que evoluiu com AVC hemorrágico. Houve retirada dos rins e fígado, posteriormente encaminhados para Porto Alegre, onde ocorreu transplantes em receptores compatíveis.

"A morte encefálica representa a perda irreversível das funções vitais que mantém a vida, o que significa que o indivíduo está em óbito. Por meio de exames clínicos é possível fazer esse diagnóstico. Para você ser um doador, basta você conversar com sua família e deixar bem claro a sua vontade de doar órgãos", explica a enfermeira coordenadora da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante-CIHDOTT do HCI Francesca Bilibio Lemanski. 

Ela explica ainda que para ocorrer uma adequada sensibilização da família é preciso uma interação dos setores do hospital, como a equipe de transplantes, UTI coronariana, bloco cirúrgico, telefonistas, recepção da  emergência e ainda  apoio externo como a 17ª Coordenadoria Regional de Saúde,  Laboratório Hemovita e Hospital São Vicente de Passo Fundo.  No dia 27 de setembro é comemorado o dia nacional de doação de órgãos e a CIHDOTT do HCI prepara para este sábado, dia 24, uma mateada na praça da República, a partir das 9 horas da manhã. A ideia é proporcionar um momento de reflexão sobre esta temática de grande relevância para a comunidade local e regional.  

Na mateada da praça, será realizada uma roda de conversa, onde será desenvolvido a temática junto a população ijuiense com o intuito de sensibilizar, informar e acima de tudo mostrar  a importância de gestos que enobrecem o ser humano como ser doador de órgãos. Além disso, sábado terá distribuição de material informativo, verificação de pressão arterial com apoio da Escola Otávio Brochado da Rocha, pintura no rosto das crianças pela equipe da Escola de Educação Infantil do HCI e às 10h30min. apresentação de violino, com encerramento previsto para perto do meio-dia.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Os comentários estão desativados.

Acompanhe nas Redes

by @TwitterDev
error: Conteúdo protegido !!!