Busca rápidaX


MANCHETES

Hospital de Caridade de Ijuí realiza a terceira captação de órgãos do ano

28 de março de 2020

O Hospital de Caridade de Ijuí (HCI) realizou no final da manhã de sábado (28) o procedimento para captação de órgãos de um homem que teve morte encefálica constatada na UTI adulto da instituição. O doador tinha 53 anos.

“Graças ao gesto de amor dos familiares do doador, que fizeram valer a vontade dele, manifestada em vida, foram retirados o fígado e os rins e que, agora, poderão salvar outras pessoas”, disse a médica intensivita do HCI Andrieli Cristina de Oliveira.

A captação dos órgãos, coordenada pela Central de Transplantes do Estado, foi feita pela equipe de Porto Alegre, com o apoio técnico de diversos profissionais do HCI, entre médicos, enfermeiras, técnicos de enfermagem do bloco cirúrgico e da UTI adulto.

O HCI conta com uma Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (Cuhdott) que faz o contato com a famîlia. Neste ano, foram realizadas 3 captações.

O enfermeiro do bloco cirúrgico Humberto Salamoni explica que os procedimentos para viabilizar a captação dos órgãos iniciaram a partir da manifestação da família do doador, que de fato autoriza o procedimento. “Neste sentido, a CIHDOTT é fundamental pois tem que ter muita sensibilidade para conversar com a famîlia”, disse o profissional.

Fonte: HCI