Busca rápidaX

MANCHETES

Hospital de São Leopoldo afasta servidores durante investigação sobre mortes por meningite

10 de abril de 2019

A direção do Hospital Centenário, em São Leopoldo, na Região Metropolitana de Porto Alegre, afastou temporariamente três funcionários que estavam de plantão na emergência pediátrica quando uma menina de 2 anos deu entrada na instituição, e morreu por meningite B.

A equipe, composta por uma pediatra, um enfermeiro, e uma técnica de enfermagem, foi afastada na terça-feira (9) e permanece até a conclusão do Processo Administrativo Disciplinar.

A criança chegou ao hospital no dia 12 de março e morreu no mesmo dia. Segundo a direção do hospital, o afastamento ocorreu após a conclusão da Sindicância Administrativa Investigativa, instaurada para apurar as responsabilidades do atendimento à menina.

Além desse caso, uma adolescente de 14 anos, moradora de São Leopoldo, morreu devido à doença na semana passada. Ela teve meningite tipo C. Após essas ocorrências, o prefeito Ary Vanazzi (PT) anunciou medidas para combater e prevenir a meningite e afirmou que o município não passa por um surto ou epidemia da doença.

A prefeitura ainda informou a compra de doses da vacina contra a meningite tipo B, que não é disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS).