Busca rápidaX

Hospital São Luiz Gonzaga pode sofrer desabastecimento de oxigênio

30 de novembro de 2020

O diretor-técnico do Hospital São Luiz Gonzaga, José Renato Grisolia, publicou vídeo na sexta-feira passada, onde alerta a população sobre o aumento das internações na “ala covid”. Antes, na quinta-feira, a enfermeira Águeda Balbé também havia divulgado comunicado chamando a atenção para o grande número de casos confirmados de Covid-19 somente em novembro. Até sexta-feira, havia sido 256, maior número em um só mês desde o início da pandemia. Em maio foram 10, junho 20, julho 60, agosto 110, setembro 69 e outubro 139.

Grisolia explicou que sua preocupação é que ocorra a falta de oxigênio para o tratamento dos pacientes. Segundo o médico, a usina produtora do insumo, em condições normais, deixava o hospital em autossuficiência, mas com o aumento do volume de internações e consumo 24 horas por dia, a casa de saúde precisou fazer a compra com fornecedores.

Ocorre que dos três fornecedores do produto, dois não tem mais para entrega. Apenas uma empresa informou que conseguiria fazer o abastecimento, mas somente uma vez por semana.

“Estamos com o temor que aumente ainda mais as internações e esse fornecedor passe a não ter disponibilidade também. Podemos chegar a um ponto de exaustão e, por falta de insumo, alguma pessoa não resistir”, afirmou.

Por conta desse cenário, foram suspensas as cirurgias eletivas, sendo realizadas apenas as de urgência e aquelas que não exigem consumo de oxigênio. Todo o insumo existe foi direcionado para a “ala covid”.

O médico disse ainda que a equipe está exausta, mas sem esmorecer e atendendo da mesma forma. O temor é realmente não conseguir cumprir com o atendimento por falta do insumo, que é vital. Ele comentou também que a situação é a mesma em outros hospitais, inclusive com redução no número de leitos de UTI.

Ele encerrou fazendo um apelo para que as pessoas não se exponham ao vírus, não abandonem as medidas de profilaxia e tenham a conscientização que o cenário pode ficar dramático caso ocorra uma contaminação em massa.

Fonte: Rádio São Luiz