Busca rápidaX

MANCHETES

Hospital Unimed Noroeste/RS comemora 15 anos neste sábado

22 de maio de 2020

Minha vocação. Sua saúde. Nossa história. Baseado nesses três “pilares”, o Hospital Unimed Noroeste/RS comemora 15 anos de efetivo funcionamento neste sábado, 23, renovando sua trajetória de referência macrorregional em saúde. Desde a implantação do serviço, em 2005, a instituição vem consolidando padrões de excelência e de segurança como diferenciais na atenção a beneficiários do Sistema Unimed e demais clientes. Tal posicionamento levou a conquista da certificação pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), sendo a única instituição com este reconhecimento nas Regiões Noroeste, Celeiro e Médio Alto Uruguai.

A vocação está na essência da marca Unimed. A promoção da saúde e da qualidade de vida expressa o propósito da instituição. E vem da história da própria cooperativa, de quase cinco décadas, a inspiração para fortalecer a presença no mercado. “Respeitamos o nosso passado, trabalhamos muito no presente porque sabemos que somos responsáveis pelo nosso futuro”, aponta o diretor de Serviços Próprios da Unimed Noroeste/RS, médico Marcelo Garzella.

Ao estabelecer um novo padrão no atendimento médico-hospitalar, consolidado como referência macrorregional, o Hospital Unimed mantém constantes investimentos em tecnologia e, especialmente, na qualificação de suas equipes técnicas. A acreditação ONA evidencia “reconhecimento ao nosso jeito de cuidar Unimed e às práticas de segurança do paciente e de todos os profissionais envolvidos na assistência”, destaca o diretor técnico, médico Jorge Montardo, presidente da cooperativa na década de 90 quando o projeto do hospital começou a ser debatido entre os médicos.

Ainda na estrutura de serviços próprios, o Hospital Unimed conta com Centro de Diagnóstico por Imagem e Laboratório de Análises Clínicas, este último com unidades também em Panambi e Frederico Westphalen. Destacam-se ainda no complexo hospitalar as UTIs Adulto e Neonatal, Centro Cirúrgico e Obstétrico, Pronto Atendimento, Emergência e Serviço de Oncologia, complementando a oferta de 112 leitos distribuídos em três Unidades de Internação e demais áreas.

Visão de futuro – Para o presidente do Conselho de Administração da Unimed Noroeste/RS, médico Reimar Bock, a implantação do hospital próprio foi “resultado da visão de futuro dos médicos cooperados”. Na época da inauguração, no dia 18 de março de 2005, somente outros dois hospitais estavam em funcionamento no Sistema Unimed gaúcho, em Montenegro e Caxias do Sul. Cerca de dois meses depois o Hospital Unimed deu início efetivo aos atendimentos, em 23 de maio, qualificando a estrutura de atendimento hospitalar no Estado.

Contudo, a história do Hospital Unimed Noroeste/RS começa ainda na década de 90. Primeiro com a aprovação pelos cooperados em Assembleia Geral Extraordinária, em dezembro de 1994, de indicativo para a realização de estudos visando a criação de Pronto Atendimento e Laboratório, já sinalizando para a construção de um hospital. A compra da primeira área foi aprovada em maio de 1997, logo depois ampliada para um total de 31.500 metros quadrados. O lançamento da pedra fundamental do projeto ocorreu em janeiro de 2001, com o imediato início das obras.

IMPLANTAÇÃO DE CENTRO DE ONCOLOGIA SERÁ

PRINCIPAL INVESTIMENTO DA UNIMED EM 2020

Ao longo destes 15 anos o Hospital Unimed Noroeste/RS vem recebendo constantes investimentos, seja na qualificação da estrutura física ou mesmo na incorporação de novas tecnologias. Para 2020, o orçamento aprovado pelo Conselho de Administração é superior a R$ 1,1 milhão, sendo que mais da metade desse valor já está sendo aplicado. “A pandemia da Covid-19 traz cenários que exigem cautela no setor da saúde suplementar, com impactos que ainda não podem ser totalmente mensurados. Mesmo assim, a cooperativa vem mantendo a execução de projetos estratégicos em seu hospital próprio”, ressalta o diretor-superintendente, médico Leandro Zambon.

O principal investimento consiste na consolidação do centro de referência em Oncologia, agora sob a coordenação técnica do médico Fábio Franke. A reforma da área física do atual Serviço de Oncologia já está em andamento, totalizando 500 metros quadrados. O novo espaço, moderno e aconchegante, reforça a humanização do atendimento como um diferencial da Unimed. O projeto contempla a adequação da equipe médica e multidisciplinar para o atendimento qualificado a pacientes oncológicos da Unimed, de outros convênios e particulares. Para viabilizar este projeto foi construído um pavilhão de 1.000 metros quadrados em anexo ao Hospital, para onde gradativamente estão sendo transferidas as áreas de Compras, Manutenção e Suprimentos.

Recentemente o Hospital Unimed fez a compra de novos equipamentos, no total de R$ 500 mil. Na área de diagnóstico por imagem já está sendo utilizada tecnologia digital para os exames de raio-x, enquanto uma nova torre logo será incorporada na área de endoscopia. “Estamos sempre atentos à evolução tecnológica a fim de oferecer as melhores soluções para o diagnóstico e tratamento aos nossos pacientes, proporcionando segurança aos médicos e demais profissionais”, finaliza o diretor de Serviços Próprios, Marcelo Garzella.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e Unimed Noroeste