Busca rápidaX

Hospital Unimed Noroeste/RS investe para consolidar centro de referência em oncologia

8 de maio de 2020

A ampliação da estrutura física e a adequação da equipe médica e multidisciplinar devem consolidar em breve o Hospital Unimed Noroeste/RS como um centro de referência na área da Oncologia.

O atual Serviço de Oncologia assume dimensão estratégica no planejamento da cooperativa, reforçando a esperança de cura para aqueles que enfrentam o câncer e diante da tendência de elevação de casos da doença.

Afinal, o aumento da expectativa de vida da população e a maior exposição a fatores de risco sinaliza para a denominada “epidemia do câncer”, aponta o novo coordenador técnico do setor, médico Fábio Franke.

O investimento previsto no contexto da comemoração dos 15 anos da instituição vem sendo mantido mesmo diante dos novos cenários econômicos causados pela pandemia da Covid-19. A modernização contempla área física de 500 metros quadrados e abrange estrutura em anexo ao atual setor de Oncologia. O projeto prevê futuramente a maior oferta de serviços, ampliando a realização de cirurgias oncológicas, a partir do engajamento de profissionais de diferentes especialidades.

“Precisamos estar atentos ao futuro para garantir melhor perspectiva aos pacientes com câncer. Ao qualificar nossa estrutura, vamos aperfeiçoar ainda mais o padrão de atendimento”, destaca o diretor de Serviços Próprios da Unimed Noroeste/RS, médico Marcelo Garzella, reforçando a excelência e a humanização como valores do Jeito de Cuidar Unimed. Além do tratamento convencional já oferecido, o centro também irá concentrar esforços na pesquisa clínica, oportunizando recursos terapêuticos ainda mais avançados.

Tratamento diferenciado – A qualificação prevê acesso a tratamentos diferenciados, além da possibilidade do acolhimento mais personalizado e com maior conforto. “Queremos atender os pacientes com qualidade e, realmente, referenciar o Hospital Unimed como um centro de excelência para o tratamento do câncer”, enfatiza.

Por coordenar também um centro de pesquisas próprio, Fábio Franke destaca o acesso à tecnologia de ponta muito antes que ela possa estar disponível no mercado. “Precisamos desmistificar a ideia de que todo paciente, para conseguir um tratamento que seja de excelência, obrigatoriamente precisa ir para uma capital. Conseguimos trazer para o paciente de Ijuí e região a possibilidade de tratamento assim como em Porto Alegre ou São Paulo. Fora isso, há a possibilidade de estarmos sempre em contato com o que existe de melhor em termos de ciência”, aponta o oncologista, referindo-se à tendência do desenvolvimento cada vez mais rápido de novos tratamentos para o câncer.

Olhar para o futuro – O médico Fábio Franke observa que a Unimed já está atenta a realidade da maior longevidade, desenvolvendo também programas de atenção à saúde com foco na medicina preventiva. No entanto, embora o avanço em intervenções terapêuticas e as campanhas incentivando bons hábitos, as estatísticas denotam atenção e cuidado aos serviços de saúde. Isto porquê, com o aumento da expectativa de vida da população há indicativo de maior incidência do câncer.

“Costumamos utilizar o termo epidemia do câncer no futuro porque existe uma perspectiva do aumento da incidência de câncer em 50% nos próximos 20 anos. Exatamente porque as pessoas estão vivendo mais”, explica o médico, acrescentando que atualmente ocorrem menos óbitos por doenças cardiovasculares, por exemplo.

O novo coordenador técnico do Serviço de Oncologia é cooperado da Unimed Noroeste/RS, especialista em Oncologia Clínica. É membro do Comitê de Pesquisa Clínica da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, presidente da Aliança Pesquisa Clínica e pesquisador reconhecido de novos tratamentos para o câncer.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e Unimed Noroeste

Acompanhe nas Redes

by @TwitterDev
error: Conteúdo protegido!