Busca rápidaX

MANCHETES

Hospital Unimed Noroeste/RS melhora posição e alcança nível 2 como instituição Acreditada ONA

19 de outubro de 2021
Hospital Unimed em Ijuí

O Hospital Unimed Noroeste/RS recebeu nesta segunda-feira, 18, a certificação ONA Nível 2 – Acreditado Pleno. Além de observar os critérios de segurança, a classificação reconhece na organização uma gestão integrada dos processos, centrada em ações de melhorias entre as áreas. Este resultado representa uma melhoria no nível de certificação em relação a avaliação de 2019, na qual a instituição havia alcançado o Nível 1 – Acreditado. O Hospital Unimed Noroeste/RS segue sendo a única instituição com tal reconhecimento na área de ação da cooperativa – regiões Noroeste, Celeiro e Médio Alto Uruguai.

Com foco na segurança do paciente e melhoria contínua dos processos, o Hospital Unimed Noroeste/RS passou por uma avaliação detalhada, por meio de uma Instituição Acreditadora Credenciada – IAC e também por equipe de avaliadores habilitada pela ONA. No processo foram buscadas evidências de conformidade com os padrões do Manual Brasileiro de Acreditação nas diversas áreas, incluindo a gestão organizacional, a qualidade e a segurança na assistência prestada, bem como ciclos de melhorias e maturidade institucional.

De acordo com o superintendente técnico da ONA, Péricles Cruz, a certificação de uma organização de saúde através da acreditação é um reconhecimento de que a instituição atende aos rigorosos padrões que a metodologia exige. Acrescenta que “a acreditação é válida por dois anos e será acompanhada por nossos avaliadores por meio de visitas periódicas de manutenção. O processo de acreditação é de caráter voluntário e educativo, não configurando uma fiscalização. No decorrer da avaliação todas as áreas da instituição são visitadas e mais de 1,7 mil requisitos verificados antes da homologação da acreditação”.

Segundo o diretor de Serviços Próprios da Unimed Noroeste/RS, médico Marcelo Garzella, o resultado é extremamente positivo para a cooperativa. “O nosso desempenho nesta avaliação demonstra a dedicação e o compromisso da instituição com a assistência prestada aos pacientes. Também nos desafia a continuar este trabalho de excelência, na busca por desenvolver e implementar ações de melhoria contínua em toda a instituição, visando primordialmente a segurança do paciente”, reforça.

Mais sobre a ONA – A Organização Nacional de Acreditação (ONA) é responsável pelo desenvolvimento e gestão dos padrões brasileiros de qualidade e segurança em saúde. Desde 1999 trabalha para que as instituições de saúde no Brasil adotem práticas de gestão e assistenciais que levem à melhoria do cuidado para o paciente, sendo que atualmente mais de 80% das instituições acreditadas no país adotam os padrões ONA. Além de referência nacional, estes padrões são reconhecidos no exterior, já que é membro da International Society for Quality in Health Care (ISQua), atuando ao lado de instituições que promovem a qualidade da saúde em países como Estados Unidos, Reino Unido, França e Canadá.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Radio Progresso de Ijuí e Unimed Noroeste/RS
error: Conteúdo protegido!