Busca rápidaX

MANCHETES

Hospital Unimed Noroeste/RS possibilita encontro emocionante entre paciente de UTI e cães de estimação

22 de agosto de 2019

O brilho nos olhos expressa a emoção de um reencontro. Uma internação de longa permanência distanciou Alzira Vender de seus pequenos companheiros, Preto e Ica. Mas ao expressar diariamente o amor por seus animais de estimação e o desejo de vê-los, a paciente, de 70 anos, teve a visita autorizada pelo Hospital Unimed Noroeste/RS.

Enquanto a paciente comentava na Unidade de Tratamento Intensivo a falta que sentia de seus fiéis amigos, em casa eles sofriam pela ausência de sua dona. “Nos primeiros dias estavam inquietos, choramingavam”, relata a filha Fernanda Vender, acrescentando que a mãe questionava muito sobre os cachorros. “Ela beijava a foto que trouxe deles”.

De fato, não é bom ficar longe de quem se ama. Mas a tarde desta quinta-feira, 22, foi o momento de reduzir a saudade e trocar carinhos. Ica foi a primeira a perceber sua tutora se aproximando, em cadeira de rodas e auxiliada pela equipe do Hospital. A partir daí, a emoção tomou conta de todos que acompanhavam o momento também marcante para a instituição, que, pela primeira vez, oportunizou uma ação assim.

“Momentos como esse podem ser um ‘trampolim’ para o paciente em recuperação”, definiu o cardiologista Jeferson Pannebecker, ao ressaltar que atualmente os pets fazem parte da família. Ainda, conforme o médico, esta posição de humanização do Hospital Unimed vai ao encontro de uma tendência mundial, cada vez mais crescente nos serviços de saúde.

“A paciente tem um vínculo afetivo forte com seus animais e acreditamos que esta visita vai dar um ‘gás’ em sua recuperação, aumentando sua autoestima para este período final de internação na UTI e depois ir para casa”, explica a enfermeira Marilise Mazzarro, que atua na Unidade de Tratamento Intensivo Adulto.

A ação reforça o Jeito de Cuidar Unimed e propicia uma terapia não medicamentosa, que contribui para melhorias nas condições emocionais e psicológicas. Marilise complementa que ao reduzir a ansiedade é possível a melhora dos níveis de pressão arterial, gerando assim mais bem-estar.

E a felicidade não foi somente de Alzira. Sua família e a equipe que acompanhou a visita de Preto, de três anos, e Ica, de cinco anos, também demonstraram a satisfação pelo momento. Fernanda relata estar satisfeita com o atendimento do Hospital Unimed pela cordialidade, atenção e carinho com sua mãe. “Ela sempre estava arrumadinha, com cabelo cuidado”, revela Daniela Vender Vieira dos Santos, também filha.

O Hospital Unimed Noroeste/RS não tem instituída a prática de visita de animais de estimação. No entanto, o encontro foi autorizado a partir da melhora do quadro clínico da paciente, que seguirá internada da UTI da instituição, e seguiu todas as orientações do Serviço de Controle de Infecções Relacionadas a Assistência à Saúde (Sciras), entre as quais as condições de saúde dos animais, vacinas e higiene. Por estar em fase de restabelecimento das condições de saúde, a paciente reencontrou os pets no pátio da instituição.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Unimed Noroeste/RS

Acompanhe nas Redes

by @TwitterDev
error: Conteúdo protegido !!!