Busca rápidaX

Hospital Unimed Noroeste/RS tenta restringir circulação de pessoas em razão do coronavírus

16 de março de 2020

O Hospital Unimed Noroeste/RS, em Ijuí, em função do coronavírus, atua para que haja circulação, na casa de saúde, apenas de pessoas estritamente necessárias. Durante entrevista hoje pela manhã na RPI, o diretor técnico do hospital, médico Jorge Montardo, orientou que as pessoas procurem atendimento somente em casos de necessidade mais extrema.

Além disso, pediu que apenas um acompanhante esteja junto com pessoas que buscam serviços de saúde no hospital. Quando mais as pessoas evitarem o hospital é melhor, segundo Jorge Montardo. Tudo isso visa evitar aglomeração de pessoas e reduzir risco de circulação do coronavírus, caso houver confirmação, além de minimizar os efeitos da epidemia.

Inclusive, o diretor técnico do Hospital Unimed Noroeste frisou que os três pacientes que procuraram o Pronto Atendimento com suspeita de coronavírus, estão em casa, em isolamento domiciliar. Apenas uma paciente, ou seja, uma mulher de 76 anos, moradora de Augusto Pestana, ficou internada por pouco mais de 12 horas no hospital, entre quinta-feira à noite e sexta-feira, mas após foi liberada.

Isso também é uma medida de segurança a fim de evitar que pessoas com suspeita da doença fiquem próximo a muitas pessoas. O Hospital Unimed Noroeste possui uma sala específica no Pronto Atendimento para serviços em pessoas com suspeita de coronavírus, além de local também específico, na unidade 300, em caso de necessidade de internação.

Ainda nesta manhã o Hospital Unimed, em Ijuí, deverá restringir visitas a pacientes. Também para hoje a casa de saúde espera o recebimento do primeiro resultado de exame de coronavírus, referente a paciente que procurou o hospital Unimed Noroeste.

Casos suspeitos em Ijuí e região

Os hospitais de Ijuí registram, até o momento, atendimento de quatro casos suspeitos de coronavírus. No Hospital Unimed Noroeste foram três atendimentos. O primeiro aconteceu na última quinta-feira à noite, de uma mulher, de 76 anos, moradora de Augusto Pestana.

Ele tinha viajado para os Estados do Rio de Janeiro e São Paulo e retornou com sintomas da doença. Ela já está em casa em isolamento. Já no início da noite de sexta-feira, um homem de 28 anos, morador de Ijuí, procurou atendimento mo Hospital Unimed Noroeste. Recentemente ele esteve em São Paulo.

Por outro lado, sábado à noite o mesmo hospital notificou o terceiro caso suspeito de coronavírus, ou seja, uma mulher de 34 anos, residente em Ijuí, que manteve contato com uma amiga que retornou da Itália.

Nessas duas últimas situações, os pacientes receberam atendimento no Hospital Unimed Noroeste e foram orientados a ficar em casa em isolamento. E o Hospital de Caridade de Ijuí notificou, na última sexta-feira à noite, o primeiro caso suspeito de coronavírus na instituição.

Uma adolescente, que mora em Ijuí, procurou atendimento no HCI com sintomas da doença. Ele teve contato com o irmão que retornou da Itália na quarta-feira passada. A menor de idade, após receber atendimento, foi liberada para ficar em casa em isolamento.

Em todos os quatro casos em Ijuí, houve coleta de material para que o Lacen – Laboratório Central do Estado – faça exames a fim de conformar se é coronavírus ou não. Na região também existem casos suspeitos de coronavírus. Um deles é no município de Manoel Viana, onde um homem de 39 anos procurou serviços de saúde na Unidade de Pronto Atendimento. Ele esteve em São Paulo.

Já em São Luiz Gonzaga, sexta-feira passada um jovem de 22 anos foi internado no hospital com sintomas da doença. Ele estuda Medicina no Paraguai e retornou para casa com suspeita de coronavírus.

No hospital Unimed/Missões, em Santo Ângelo, foi internado um jovem de 18 anos, com suspeita de ter gripe H1N1. O paciente passou por uma série de exames em que vão ser testados 15 subtipos virais, dentre eles o coronavírus. Por outro lado, foram descartadas algumas suspeitas de coronavírus, por exemplo, de moradores de Cerro Largo, Santa Rosa, Palmeira das Missões, Cruz Alta e Santiago.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí

Acompanhe nas Redes

by @TwitterDev
error: Conteúdo protegido!