Busca rápidaX

Hospital Unimed Noroeste volta a unificar plantão, mas com área específica para sintomas respiratórios

2 de outubro de 2020

A estrutura do Pronto Atendimento do Hospital Unimed Noroeste/RS passou a ser unificada novamente desde ontem, 1º, embora mantendo áreas distintas para pacientes com sintomas respiratórios e aqueles que apresentam outras patologias.

Neste momento, este é o único ajuste realizado no Plano de Contingência adotado para o enfrentamento da Covid-19. Desde o início da pandemia do novo Coronavírus, ainda em março, a instituição havia adotado áreas físicas separadas para o atendimento ambulatorial e de emergência.

“De modo algum a pandemia acabou. A adequação que estamos fazendo em relação ao Pronto Atendimento permite o fluxo mais adequado de algumas rotinas em nosso serviço, com a mesma garantia de um local seguro, com a adoção de medidas para proteger em especial os pacientes e profissionais de saúde”, aponta o diretor técnico do Hospital, médico Jorge Montardo.

Menciona que os números relacionados à Covid-19 não permitem ainda falar em estabilização, seja quanto ao total de pacientes internados, de procura pelo Pronto Atendimento e de exames positivos diagnosticados através do Laboratório Unimed. “É preciso seguir observando todos as recomendações das autoridades sanitárias, evitando aglomerações, fazendo a higiene adequada das mãos e utilizando máscara de proteção”, reforça o diretor.

Os pacientes que não apresentavam quadros respiratórios vinham sendo atendidos nos últimos meses em área próxima ao Centro de Diagnóstico por Imagem, deixando a estrutura própria do Pronto Atendimento para casos de pessoas com sintomas compatíveis com a Covid-19. Com a mudança, a partir da próxima semana os exames de endoscopia também voltam a ser realizados no CDI, uma vez que estavam temporariamente deslocados para o Centro Cirúrgico.

A revisão do Plano de Contingência, realizada nesta semana, não apresenta nenhuma outra flexibilização, mantendo-se em especial as medidas restritivas à circulação no ambiente hospitalar. As visitas seguem proibidas, sendo permitida apenas a troca de acompanhante a pacientes em Unidades de Internação.

Há restrição também no acesso às Unidades de Terapia Intensiva, com orientações específicas aos familiares. As salas de espera do Centro Cirúrgico e da UTI Adulto seguem fechadas. “As medidas restritivas de visitação e circulação adotadas seguem válidas como forma de evitar a propagação da doença”, finaliza Montardo.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e Unimed Noroeste
error: Conteúdo protegido!