Busca rápidaX


MANCHETES

IBGE apresenta dados finais sobre safra de inverno/2018 em Ijuí, Jóia e Santo Augusto

10 de dezembro de 2018

A safra de trigo deste ano em Ijuí fechou com rendimento médio de 43 sacas por hectare, abaixo do esperado que era de 50 sacas. Foram cultivados oito mil hectares. Os dados foram finalizados em reunião da Comissão Municipal de Estatística Agropecuária, que ocorreu na última sexta-feira.

Já a aveia branca, no total de seis mil hectares, teve produtividade média de 46 sacas por hectare, porém a expectativa era de 58 sacas. No tocante à canola, a safra de 2018 em Ijuí finalizou com rendimento médio de 25 sacas por hectare, porém o aguardado era de 33 sacas nos 450 hectares.

Em relação à cevada, foram plantados 400 hectares neste ano na Colmeia do Trabalho. A produtividade média ficou em 40 sacas por hectare. Eram esperadas 45 sacas. A redução nos rendimentos das culturas de inverno foi motivada por geadas, chuva em excesso e vendaval.

Por outro lado, segundo o escritório regional do IBGE, com sede em Ijuí, o município de Jóia teve a maior área de trigo na região de abrangência do órgão, que é de 12 municípios. Nos 12 mil hectares de trigo em Jóia, neste ano, a produtividade média foi de 40 sacas por hectare, dentro do esperado.

Já nos 10 mil hectares de aveia branca, o rendimento ficou em 45 sacas, segundo o que foi projetado. Em relação à canola, foram 3 mil e 500 hectares em Jóia. Era esperada produtividade média de 25 sacas por hectare, mas ficou em 20 sacas.

Santo Augusto, que totalizou 11 mil hectares de trigo em 2018, registrou rendimento médio de 40 sacas por hectare. O esperado era de 50 sacas. Já a aveia branca, em Santo Augusto, registrou produtividade média de 46 sacas por hectare, segundo o projetado, nos 4 mil hectares.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí