Busca rápidaX

Ibirubá: Túneis secretos teriam sido usados por nazistas fugitivos

7 de outubro de 2019

Uma matéria vinculada na edição de ontem (06) no Fantástico, programa exibido na rede Globo, coloca em destaque o município vizinho, Ibirubá, distante cerca de 100 Km de Ijuí.
Segundo a matéria exibida, o município possivelmente serviu de refúgio aos nazistas depois que os alemães perderam a segunda guerra mundial. A resposta para o mistério pode estar numa rede secreta de túneis subterrâneos, estruturas descobertas pela prefeitura durante escavações na última semana.

Em 1945, quando parecia não haver limites ao Nazismo, as forças aliadas derrotaram o eixo formado por Japão, Itália e Alemanha, o que levou Hitler, a mulher e os assessores mais íntimos ao suicídio. Foi quando vários outros nazistas fugiram da Alemanha, e acabaram procurando refúgio em diferentes locais do Brasil, a maioria deles, em regiões de imigrantes alemães, que poderiam ter ajudado os fugitivos através de túneis debaixo da terra. É aí que entra o município de Ibirubá, atualmente com cerca de 20 mil habitantes.

O jornalista que investiga a história da cidade, Clóvis Messerchimidt disse que existe uma casa, onde vivia um antigo médico nazista, que abriga 4 ramais de túneis, que ligam diferentes pontos da cidade, local de acesso restrito, onde nem mesmo a reportagem da TV Globo foi recebida.
José de Souza, um pedreiro aposentado, também afirma a existência dos túneis, e inclusive recorda das escavações: “não sabíamos pra que eram as escavações na época” afirma José.

Uma das empregadas da casa do um médico nazista, dona Iricema Grohe, que concedeu entrevista ao repórter da TV Globo, disse que lembra que na ápoca havia um cômodo onde era proibido aos funcionários. Ela lembra ter visto um alçapão no cômodo, na única oportunidade que teve de espiá-lo.

Após os relatos, a reportagem foi conferir diversos locais da cidade, que hoje abrigam empresas comerciais, e muitos deles possuem uma espécie de alçapão, que parece dar acesso aos túneis subterrâneos.

Por insistência do jornalista Clóvis, a prefeitura de Ibirubá realizou na semana passada uma escavação oficial, e o bombeiro que entrou lá, encontrou uma tubulação de concreto que termina numa parede de tijolos.
A Prefeitura promete escavar do outro lado da parede, o prefeito da cidade, Abel Grave, disse que nos registros da prefeitura não consta a existência dessa tubulação localizada nas escavações. O mistério continua, e após a vinculação da reportagem pela TV Globo, possivelmente outras pesquisas virão, a fim de verificar a veracidade de toda história.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí / TV Globo

Acompanhe nas Redes

by @TwitterDev
error: Conteúdo protegido!