Busca rápidaX

Igrejas de Ijuí ampliam capacidade de público a partir de hoje

6 de abril de 2021

O governo do Rio Grande do Sul editou, no último domingo (4), um decreto flexibilizando as novas regras de funcionamento para templos religiosos. A medida ocorre após decisão do ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal, impedindo que estados e municípios proíbam as celebrações religiosas, como cultos e missas. Com o novo decreto, as igrejas podem funcionar com limite de 25% da capacidade nas regiões em bandeira preta ou vermelha. Até então, o RS permitia a realização de cerimônias com lotação máxima de 10% de público, limitado a 30 pessoas.

Em Ijuí, as igrejas já se organizam para colocar em prática as novas regras. Alguns templos religiosos já flexibilizam as normativas a partir de hoje (06). É o caso da Paróquia São Geraldo, que terá celebração nesta terça-feira, às 19h. Além disso, a santa missa acontece também aos domingos, às 8h30 e a partir de agora ocorre também aos sábados, ás 19h. As transmissões virtuais continuam nas terças e domingos.

Já a Primeira Igreja Batista de Ijuí (PIB), também amplia a capacidade de público a partir do próximo domingo (11). Até então, os cultos eram realizados somente às 10h, todo domingo mas a partir de agora passa a ser celebrado também às 18h do mesmo dia. A transmissão ocorre nos dois horários.

A Igreja Assembleia de Deus de Ijuí também amplia o público a partir de hoje, com celebração às 19h. Domingo também haverá culto, no mesmo horário. Se a decisão do STF for mantida, o templo religioso passa a realizar celebrações também no segundo sábado de cada mês. Segundo o evangelista Felipe Reis, a Igreja tem uma boa adesão de fiéis que acompanham os cultos de forma online, já que muitos compõe os grupos de risco.

A Paróquia da Natividade, por sua vez, promove celebrações cinco vezes na semana: nas quintas-feiras, sempre às 19, também de sextas-feiras às 16h, sábados às 19h e aos domingos, às 8h30 e 19h. A partir desta quinta já será permitido o limite de 25% de público. Todas as celebrações são transmitidas ao vivo e para o melhor controle de público a paróquia trabalha com o sistema de inscrição, através do telefone (55) 3332- 1568 e whatsapp 9 9156-9706.

Além do limite de ocupação, o decreto do Rio Grande do Sul mantém como regras o uso obrigatório e correto de máscara cobrindo boca e nariz, sempre e por todos os presentes e outras medidas como a obrigatoriedade de higienização das mãos, dos banheiros e das superfícies de toque com álcool 70% ou solução sanitizante de efeito similar e a ventilação cruzada (janelas e portas abertas) ou sistema de renovação de ar.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!