Busca rápidaX

Igrejas de Ijuí terão celebrações de Corpus Christi de forma diferenciada em razão da pandemia

10 de junho de 2020
Paróquia Nossa Senhora da Natividade de Ijuí

As celebrações religiosas alusivas ao Dia de Corpus Christi, que transcorre nesta quinta-feira, 11, vão ser diferenciadas em virtude da pandemia do novo coronavírus. Como não pode ocorrer aglomeração de pessoas, as igrejas precisam respeitar os decretos das prefeituras que, no geral, liberam a presença de fiéis nos templos, mas com bem menos público do que a lotação normal.

A diocese de Cruz Alta orienta que as celebrações, neste período de pandemia, tenham, no máximo 30 pessoas, ou 25% da capacidade de lotação das igrejas, de acordo com as orientações dos municípios. E isso vale para amanhã, Dia de Corpus Christi.

No que se refere ao município de Ijuí, as quatro paróquias católicas terão celebrações, nesta quinta-feira, mas sem público. As transmissões acontecerão pela página de cada paróquia no facebook. No caso da paróquia São Geraldo, a celebração vai ocorrer das 15 às 16 horas, também com transmissão da Rádio Progresso.

A paróquia da Natividade, por sua vez, vai ter missa às 14 e 30 de amanhã. No final da celebração o padre vai proferir benção, defronte à igreja, para toda a paróquia. Além disso, pela manhã e tarde a igreja da Natividade vai estar aberta para orações individuais das pessoas. Cada um pode ficar, no máximo, 15 minutos no interior do templo, com uso de máscaras. Das 8 às 11 horas, o santíssimo vai ficar exposto na igreja.

Já na paróquia Cristo Rei, do bairro Assis Brasil de Ijuí, haverá missa de Corpus Christi às 9 horas desta quinta-feira. Após, se as condições climáticas permitirem, o padre vai passar com o santíssimo pelas vias públicas do bairro e levar comunhão para algumas pessoas acamadas.

E na paróquia Sagrado Coração de Jesus, do distrito de Santana, a missa vai acontecer às 8 e 30 de amanhã. Durante a tarde a igreja estará aberta para orações individuais. Tradicionalmente, no Dia de Corpus Christi ocorre confecção de tapetes coloridos, geralmente com serragem ou com roupas e acolchoados, que após são doados para as comunidades.

Porém, nesse ano, devido à pandemia da Covid-19, pelo menos em Ijuí não haverá esses tapetes por vias públicas. Também não terá procissões, que são características desta data.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!