Busca rápidaX


Ijuí registra 15 casos suspeitos de dengue em 2020

4 de fevereiro de 2020

Dois casos suspeitos de dengue em Ijuí foram detectados recentemente. Segundo a vigilância ambiental já foram feitos os trabalhos de eliminação de foco e criadouros e, nesta manhã, a equipe trabalhou na primeira aplicação de inseticida nos locais. Conforme Rinaldo Pezetta, coordenador da vigilância ambiental, os casos estão concentrados na área central da cidade e no bairro Jardim.

No total, em 2020, já foram notificados 15 casos suspeitos da doença, sendo 4 descartados e 11 aguardando resultado. Até o momento, nenhum caso de dengue foi confirmado pelo Laboratório Central do Estado (Lacen) em Ijuí. Os números, conforme Pezetta, são considerados baixos se comparados com anos anteriores. E isso se deve à consciência da população em relação à limpeza de seus pátios.

O índice de infestação predial na cidade também está dentro do considerado seguro. Está em 1%. No entanto, a vigilância ressalta que a tendência para os próximos meses é o aumento desse índice. Por isso, o cuidado e a prevenção precisam ser mantidas. A vigilância ambiental trabalha durante todo o ano na fiscalização e identificação de focos do mosquito aedes aegypti. Nessa época do ano, quando as temperaturas tendem a ficar mais elevadas, o risco de proliferação do inseto aumenta.

O alerta dos órgãos de saúde é para que a população mantenha a limpeza em suas residências e evitem o acúmulo de água em recipientes. Além disso, Rinaldo Pezetta chama a atenção para piscinas, que devem contar com trabalho de manutenção periódica.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí