Busca rápidaX

MANCHETES

Ijuí retorna para a bandeira laranja no modelo de distanciamento controlado

21 de agosto de 2020

A região de Ijuí (R13) apresentou melhora nos indicadores e retornou à bandeira laranja, de risco médio para a Covid-19, na 16ª rodada do Modelo de Distanciamento Controlado do RS. O mapa preliminar foi divulgado no fim da tarde desta sexta-feira (21), e demonstra melhoras também nas regiões de Cruz Alta e Uruguaiana. Mesmo com o retorno à bandeira Laranja, as regras da bandeira vermelha são válidas até a próxima segunda-feira.

A vigência das bandeiras da 16ª rodada começa à 0h da próxima terça-feira (25) e se encerra às 23h59 de segunda-feira (31).

O mapa preliminar do modelo Distanciamento Controlado traz 13 bandeiras em vermelho e oito regiões em laranja. As bandeiras definitivas serão divulgadas na segunda-feira (24/8).

As regiões de Santa Cruz do Sul e Lajeado apresentaram piora nos índices e passaram para a bandeira vermelha. Somam-se às regiões de Taquara, Novo Hamburgo, Canoas, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Santo Ângelo, Santa Rosa, Capão da Canoa, Guaíba, Porto Alegre e Pelotas, que já eram vistas como risco alto e se mantiveram assim nesta rodada.

Mesmo que as regiões de Pelotas, Guaíba e Capão da Canoa tenham apresentado média final indicando redução na classificação de risco para bandeira laranja, o Gabinete de Crise aplicará a trava prevista no modelo de Distanciamento Controlado para regiões com duas ou mais semanas em bandeira vermelha em um intervalo de 21 dias. Portanto, mesmo com a média final indicando redução na classificação de risco para laranja, as regiões seguirão por mais uma semana na condição de bandeira vermelha. O nível de risco será efetivamente reduzido se apresentarem por mais uma semana média final compatível com a bandeira laranja.

Desde a 14ª rodada, está vigente o modelo de cogestão, no qual as regiões Covid podem adotar protocolos menos restritivos à bandeira na qual estão classificados, mas no mínimo iguais à bandeira anterior. Para tanto, precisam elaborar planos estruturados próprios aprovados por no mínimo dois terços dos prefeitos e avalizados por uma equipe técnica.

Até as 18h desta sexta-feira (21), oito regiões haviam aderido à cogestão: Canoas, Taquara, Novo Hamburgo, Pelotas, Passo Fundo, Palmeira das Missões, Porto Alegre e Capão da Canoa.

Os documentos devem ser encaminhados para o Gabinete de Crise exclusivamente via formulário eletrônico, com no mínimo 48 horas de antecedência do início da vigência do plano.

O pedido de reconsideração à classificação da bandeira, que pode ser feito via associação regional ou pelo próprio município, também deverá ser encaminhado exclusivamente por meio de formulário eletrônico, no prazo máximo de 36 horas após a divulgação do mapa preliminar – ou seja, até as 6h de domingo (23).

A adoção de protocolos alternativos não altera as cores do mapa definitivo, que será divulgado após análise dos recursos pelo Gabinete de Crise, na tarde de segunda-feira (24). 

Notícia relacionada:

Regras da Bandeira Laranja já valem a partir deste sábado em Ijuí e região

Fonte: Governo do Estado