Busca rápidaX

MANCHETES

Ijuí retorna para a bandeira laranja no mapa preliminar da 41ª rodada do Distanciamento Controlado

12 de fevereiro de 2021

O mapa preliminar do modelo de Distanciamento Controlado, divulgado nesta sexta-feira (12/02), traz 16 regiões em bandeira vermelha e apenas cinco em laranja. Resultado que reflete o alto risco para esgotamento da capacidade hospitalar e a velocidade de propagação do vírus no estado. Na véspera do Carnaval, o governo do Estado também fez alertas específicos sobre cuidados e o estágio da doença no Rio Grande do Sul.

Veja a classificação prévia da 41ª rodada em https://distanciamentocontrolado.rs.gov.br

Entre os indicadores monitorados pelo sistema de enfrentamento à pandemia, chamam a atenção a forte elevação no número de confirmados em leitos clínicos (+23%), o aumento nos registros de hospitalização (+32%) e também no número de óbitos (+16%). As internações em UTI se mantiveram estáveis (+1%).

Na 41º semana do modelo de Distanciamento Controlado, houve leve aumento no número total de leitos de UTI ocupados. Considerando a estabilidade no total de leitos e também dos confirmados com Covid-19 em UTI, a razão de leitos livres para cada ocupado por Covid-19 reduziu para 0,79 no Estado.

Aglomerações seguem proibidas

Com o feriado de Carnaval, o Gabinete de Crise chama a atenção para que os gaúchos sigam respeitando os protocolos, principalmente quanto à higienização constante das mãos, evitar aglomerações e o uso obrigatório de máscara em todas as bandeiras. “A segurança pública do Estado, em conjunto com os municípios, está pronta para agir de maneira preventiva, evitando aglomerações e festas clandestinas. Mas precisamos que a sociedade gaúcha contribua e siga tomando todos os cuidados necessários”, frisou o vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior.

Importante lembrar que as festas de Carnaval estão proibidas, por não atenderem aos protocolos mínimos de segurança sanitária. A estratégia adotada no modelo de Distanciamento Controlado utiliza-se de evidências científicas e análise de dados para definir níveis de riscos (traduzidos em bandeiras) e aplicar restrições na proporção, momento e local em que forem necessárias, com protocolos para cada atividade econômica conforme a região. Confira aqui os protocolos específicos para cada bandeira.

Vermelha > Laranja

Macrorregião Missioneira: Ijuí e Santa Rosa

Apesar de ter aumentado em 250% o número de óbitos nos últimos sete dias (de dois para sete), Ijuí manteve estável os indicadores de hospitalizações confirmadas para Covid-19 registradas e número de hospitalizações confirmadas para Covid-19 registradas por 100.000 habitantes, 18 e 7,48, respectivamente. Ambos indicadores são dos últimos sete dias.

Somado a isso, houve uma leve melhora nos indicadores da macrorregião missioneira, que resultou na alteração de bandeira vermelha para laranja. Os indicadores que mais se destacaram são: 66% de aumento nos leitos de UTI livres/leitos de UTI ocupados por pacientes Covid, de 0,60 para 1; elevação de 51% no número de leitos de UTI livres no último dia 11 de fevereiro para atender Covid, de 41 para 62; e redução de 14% no número de internados por SRAG em UTI no último dia 11 de fevereiro.

Com esse contexto nos indicadores da macrorregião, convergindo com os indicadores individuais, Santa Rosa também teve sua bandeira alterada de vermelha para laranja nesta 41ª rodada. Foi registrada uma queda de 50% no número de óbitos nos últimos sete dias, de seis para três casos. Além disso, reduziu em 17% o número de registros de hospitalizações confirmadas para Covid-19 (de 12 para 10) e o número de hospitalizações confirmadas para Covid-19 registradas por 100.000 habitantes (de 5,07 para 4,23). Ambos indicadores são dos últimos sete dias.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Governo do Estado
error: Conteúdo protegido!