Busca rápidaX

Ijuí sediará debate sobre novas normativas do leite nesta quarta-feira, 12

10 de junho de 2019

 O salão de atos Argemiro Jacob Brum, do campus da Unijuí, em Ijuí, vai sediar, quarta-feira, 12, reunião para esclarecer sobre as normativas do leite 76 e 77, que entraram em vigor no dia 30 de maio deste ano. (Ouça a entrevista ao final da matéria)

O encontro vai ocorrer das 13hs às 17hs15. As novas normativas alteram a forma de produção, coleta e armazenagem do leite cru. As inscrições são limitadas, no máximo, a duas pessoas por entidade ou empresa. A participação vai ser gratuita. Existem 558 vagas e as inscrições podem ser realizadas pelo link https://bit.ly/2HXTntYAbrir numa nova janela.

A iniciativa tem o objetivo de esclarecer dúvidas de produtores, indústrias e de prefeituras do interior do Estado sobre a adequação às normas. De acordo com o secretário-executivo do Sindicato da Indústria de Laticínios do RS (Sindilat), Darlan Palharini, essas mudanças buscam um ajuste ainda maior  na qualidade do leite e favorece toda a cadeia produtiva, principalmente o consumidor.

“As novas regras aumentam  os controles e as responsabilidades do processo produtivo para a indústria. Mas, para que isso se concretize na propriedade rural, a mesma terá de ter uma boa infraestrutura. Também é necessária uma boa estrutura viária e acesso à energia elétrica, o que requer a participação das prefeituras e Governo do Estado”, afirma.

A programação inclui palestras sobre a Lei do Leite, aspectos de inspeção do leite que se modificam a partir das INs 76 e 77 e sobre o Plano de Qualificação de Fornecedores. O encontro contará ainda com depoimentos de produtores e da indústria sobre o Programa Mais Leite Saudável e com uma mesa redonda com especialistas da área, na qual o público poderá fazer perguntas ao vivo e via WhatsApp pelo número (51) 9 89091934. O evento terá transmissão simultânea por meio do Facebook do Sindilat (https://web.facebook.com/sindilatrs/Abrir numa nova janela).

O encontro é promovido pela Superintendência Federal do Ministério da Agricultura no Estado (Mapa/RS), Secretaria da Agricultura, Sindilat, Apil, Famurs, Sistema farsul, Fetag, Sistema Ocergs, Emater, Embrapa, Conseleite, Gadolando, Associação dos Criadores de Jersey, Fecoagro, Simvet, CRMV/RS, Unijuí e Prefeitura  de Ijuí.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e Sindilat