Busca rápidaX

MANCHETES

Ijuí tem 125 notificações e 21 casos confirmados de dengue

6 de abril de 2020

A chuva que chegou a Ijuí e região no início dessa manhã traz um alerta à comunidade: o acúmulo de água parada em locais que podem servir de criadouros da dengue. A situação com a doença é preocupante no município, segundo o coordenador da Vigilância Ambiental Reinaldo Pezetta.
Em entrevista nesta manhã, Pezetta confirmou que Ijuí já tem 21 casos de dengue confirmados e mais de 120 notificações suspeitas. Entre os locais com mais circulação do mosquito Aedes Aegypti estão os bairros Lambari, Glória, Storck, Modelo e Burtet. Porém, o coordenador faz um importante alerta aos moradores da área central, para que não esqueçam dos cuidados adequados com as piscinas. Segundo Rinaldo, a vigilância já encontrou diversas piscinas sem o tratamento ideal, servindo de criadouro para o mosquito, que além da dengue, pode transmitir Zika e Chikungunya. O coordenador lembra que existe uma legislação estadual, e que os proprietários podem ser multados. Além disso, Pezetta alerta aos síndicos para que fiquem atentos aos ralos, geralmente localizados no subsolo dos edifícios, que também servem de criadouros para o mosquito.

Segundo Rinaldo Pezetta, nesta manhã a Secretaria de Saúde iria começar um trabalho de limpeza nos pontos de descarte clandestinos de lixo. A ação iniciaria pelo bairro Lambari e depois seguiria por toda cidade, porém, o trabalho teve que ser transferido devido a chuva.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí