Busca rápidaX


Ijuí tem cerca de 300 veículos abandonados em vias públicas. Proprietários podem ser multados

17 de abril de 2020

A coordenadoria de Trânsito de Ijuí trabalha num projeto de mapeamento para identificar veículos os abandonados que estão estacionados em via pública do município.
Segundo o titular da pasta, Gilberto Tadeu de Lima, a Coordenadoria tem recebido inúmeras reclamações da comunidade, já que muitos desses veículos tem se tornado um local de criadouro para o mosquito transmissor da dengue.

Para auxiliar no projeto, a coordenadoria elaborou uma planilha de controle, onde constam todas as informações sobre os veículos que são regularizados. De acordo com Gilberto de Lima, na primeira etapa a pasta solicita ao proprietário a retirada do veículo da via pública. Se o pedido não for atendido no prazo de 15 dias será aplicada multa que pode variar entre R$ 130,00 e R$ 290,00.

A fiscalização é dividida em etapas, e nesse primeiro mapeamento, realizado na região sul de Ijuí, já foram identificados mais de 80 veículos, sendo que alguns deles já são considerados sucatas. A projeção é de existem cerca de 300 veículos nesta situação.

O vereador ijuiense Marildo Krombauer, popular ‘Mutly’ (PDT), disse que esse é um problema antigo que o município enfrenta. O edil já apresentou um ante-projeto de lei em 2018, com a finalidade de regularizar a situação, que segundo ele, vai dar uma resposta à comunidade e beneficiar o município.

Marildo destaca que através do chassis do carro será possível identificar o proprietário e a situação do veículo. O ante projeto será apresentado novamente ao poder legislativo em sessão na próxima semana. O vereador disse que o prefeito Valdir Heck já deu aval positivo para transformar em projeto de lei.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí