Busca rápidaX

MANCHETES

Ijuí tem duas pessoas internadas em hospitais com a Covid-19

8 de junho de 2020

Os hospitais de Ijuí registram duas internações de pessoas infectadas pela Covid-19. No hospital Unimed Noroeste há uma pessoa com a doença e ainda tem outras duas internações por suspeita do novo coronavírus.

Nessas últimas situações, são aguardados resultados dos exames por parte do Laboratório Central do Estado, o Lacen, a fim de confirmar ou descartar a patologia. Já no HCI, da mesma forma, existe uma internação pela Covid-19 e dois casos suspeitos. No total, o município de Ijuí registra 29 casos da doença. Porém, algumas pessoas já estão recuperadas.

Bandeira laranja

E pela primeira vez, desde o inicio da vigência de bandeiras no Rio Grande do Sul, para diferenciar a realidade do novo coronavírus, a região de Ijuí conta com bandeira laranja, ou seja, risco médio para a doença.

Esse tipo de metodologia, referente ao distanciamento controlado que foi implantado pelo governo estadual, começou a vigorar no dia 11 do mês passado e sofre reavaliação a cada final de semana. Com isso, nesta semana a Região 13, de Ijuí, tem bandeira laranja. Anteriormente, desde o inicio do modelo, a região de Ijuí contava com bandeira amarela, ou seja, de risco baixo e a mais branda.

Embora tenha apresentado melhora em três indicadores sobre a propagação da Covid-19, a situação na região de Ijuí se agravou na última semana em outros cinco pontos, por exemplo, a variação do número de novas hospitalizações em função da doença. Além disso, a razão entre casos ativos e recuperados são indicadores que atingiram o grau mais extremo.

A região ijuiense ainda registrou aumento de novas hospitalizações e incidência de novos óbitos no comparativo com a população, bem como viu aumentar a ocupação dos leitos de UTI disponíveis para atender pacientes com Covid-19.

Aliás, semana passada a região de Ijuí registrou as duas primeiras mortes pelo novo coronavírus, ou seja, uma em Santo Augusto e outra em Condor. No que se refere especificamente em Ijuí, hoje haverá nova reunião do comitê municipal de acompanhamento da Covid-19, que reúne prefeitura, Judiciário, Ministério Público, empresários, Sindicato dos Comerciários e outros.

Segundo o secretário da Saúde, Marco Atkinson, nesse encontro vai ser analisada a mudança de bandeira e possibilidade de alterar o decreto municipal sobre as regras que regem os diferentes segmentos, a fim de conter a doença.

No entanto, Atkinson frisa que a alteração da bandeira amarela para laranja ocorreu, também, pela avaliação da Covid-19 em municípios da região, não apenas em Ijuí; com isso, é preciso analisar o contexto mais amplo.

Porém, o secretário da Saúde de Ijuí alerta que se ocorrer mudança no decreto municipal, em razão da bandeira um pouco mais grave, as regras somente podem ficar mais rígidas e não o contrário. O prefeito, Valdir Heck, disse que se a situação da Covid-19 seguir se agravando em Ijuí e as pessoas não respeitarem as regras, o município poderá determinar multa para quem não usar máscaras ao sair em vias e locais públicos.

Da mesma forma que a região de Ijuí, a região de Santa Rosa também passou da bandeira amarela para laranja. A região de Santa Rosa, que também estava com a bandeira amarela desde o começo do modelo de distanciamento, teve óbitos, por exemplo, em Giruá e Horizontina, além de sete novas internações na última semana, em razão da Covid-19. Por isso, os 22 municípios dessa região passam a situação de risco médio para a doença. Especificamente em Santa Rosa são 28 casos do novo coronavírus.

A região Celeiro, da mesma forma, está com a bandeira laranja, assim como a região das Missões. Nesta semana não haverá bandeiras vermelha e preta no Rio Grande do Sul, que indicam riscos alto e altíssimo no que se refere à Covid-19.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!