Busca rápidaX

Inauguração da UPA de Ijuí acontecerá nesta sexta-feira e Samu vai ter alteração parcial nos encaminhamentos

19 de julho de 2019
Prédio da UPA

O plantão de atendimento 24 horas da secretaria da Saúde de Ijuí passa por mudança entre hoje e amanhã. Isso porque, às 16 horas de hoje vai ser inaugurada a UPA – Unidade de Pronto Atendimento – construída defronte o ginasião municipal de esportes.

O prédio, também construído com recursos do governo federal, está pronto há alguns anos, mas ainda não foi colocado em funcionamento, visto discussão com o Ministério da Saúde sobre o tipo de UPA a ser instalado.

Agora, com a inauguração, a secretaria da Saúde de Ijuí vai transferir o Pronto Atendimento 24 horas, que atende no prédio da pasta, rua 19 de Outubro, para o imóvel da UPA. O plantão da secretaria de Saúde vai começar a funcionar na UPA amanhã pela manhã, às 7 horas.

Com isso, as pessoas que necessitarem de serviços de urgência e emergência da secretaria da Saúde ijuiense, a partir de amanhã pela manhã, terão que se dirigir ao prédio da UPA. O novo local vai ter mais espaço, tanto para os pacientes, como para trabalho da equipe de saúde.

Em função da mudança, o primeiro piso da secretaria de Saúde de Ijuí, onde tem o PA, vai ficar apenas para serviços do ambulatório que atende moradores do centro da cidade, ainda do bairro São José e parte do bairro Storch.

A UPA também poderá receber pacientes atendidos pela equipe do Samu/Salvar, mas apenas da ambulância básica. O coordenador do Samu em Ijuí, Edgar Moi, explica que são casos, por exemplo, de pessoas pós-convulsão, que já estão com o quadro de saúde estabilizado; dor lombar sem suspeita de fratura ou outros problemas mais simples.

Todos as demais situações seguirão sendo encaminhadas para o Hospital de Caridade de Ijuí, o que inclui pacientes atendidos pela ambulância avançada do Samu/Salvar, por exemplo, traumas e acidente de trânsito.

Os casos atendidos pelos Bombeiros e Brigada Militar também permnecerão com direcionamento para o HCI. Edgar Moi ainda ressalta que a UPA de Ijuí vai ter leitos de observação 24 horas, o que permitirá que o paciente permaneça no local por algumas horas.

A inauguração da UPA, nesta tarde em Ijuí, vai contar com presença de lideranças locais. O governador, Eduardo Leite, e a secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, foram convivados mas não estarão presentes.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí

Acompanhe nas Redes

by @TwitterDev
error: Conteúdo protegido !!!