Busca rápidaX

MANCHETES

Inaugurado modelo cívico-militar no IMEAB

26 de agosto de 2021

A tarde da quinta-feira, 26, marcou a inauguração oficial do modelo de cívico-militar no Instituto Municipal de Ensino Assis Brasil, IMEAB, em Ijuí. Em uma cerimônia que contou com a presença do comando do exército; do Deputado Estadual Tenente Coronel Zucco; Prefeito Andrei Cossetin, Sercretário de Educação Cláudio Souza; além de secretários da administração e vereadores, o modelo foi apresentado à comunidade.

Os militares da reserva das forças armadas, que devem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem no IMEAB a partir de agora, já estão inseridos no educandário há 40 dias, conhecendo mais sobre a realidade escolar, bem como analisando documentos, projeto político pedagógico e orientando a equipe diretiva no andamento das atividades. 

O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares é uma iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Defesa, que apresenta um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa com a participação do corpo docente da escola e apoio dos militares, no caso de Ijuí, oriundos da reserva das Forças Armadas, mas podem ser também Policiais e Bombeiros militares.

Em entrevista à Rádio Progresso, o Deputado Estadual Tenente Coronel Zucco (PSL), um dos principais defensores do modelo, disse que a inauguração representa um avanço para a educação de Ijuí. “Agora as crianças serão ensinadas sobre as palavrinhas mágicas ‘por favor, com licença e obrigada’ e, logo teremos jovens com costume de cantar o hino nacional e não funk, como acontece geralmente”. 

Bastante emocionado em seu discurso, o prefeito Andrei Cossetin comemorou a implantação do modelo e salientou o compromisso de sua gestão com o fomento à educação. “Reforço aqui o nosso compromisso em investir cada vez mais na educação, que é o futuro de nossos jovens, assim como reafirmo a reforma de todas as escolas municipais até o final deste mandato”, disse. 

O Secretário de Educação, Cláudio Cruz de Souza, que foi aluno do IMEAB quando cursou o ensino regular, comemorou a implantação do modelo no educandário. “Sinto muito orgulho em voltar ao IMEAB neste momento. Tenho certeza que o modelo cívico-militar vai ser muito propositivo e positivo para a educação de Ijuí”. 

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!