Busca rápidaX

MANCHETES

Inclusão por meio do esporte: 40 alunos da Apae de Ijuí participam das Olimpíadas das Apaes que começa amanhã

8 de dezembro de 2021

A inclusão de alunos especiais em atividades esportivas vem ganhando cada vez mais espaço. Em Ijuí, essa realidade será apresentada à população através da 13ª Olimpíada Regional das Apaes do 4º Conselho do Rio Grande do Sul, que começa amanhã (09) e vai até sexta-feira (10).
O evento vai reunir mais de 310 pessoas, sendo que 111 alunos especiais vão competir em diferentes modalidades. A atividade que será sediada em Ijuí vai reunir as Apaes de Santa Barbará do Sul, Panambi, Jóia, Tupanciretã, Pejuçara, Augusto Pestana e Ajuricaba. Em entrevista à Rádio Progresso, o professor e coordenador de educação física do 4º conselho das Apaes do RS, Leonardo Lacerda, falou sobre a importância da inclusão da pessoa com deficiência no esporte. “Tentamos incluir o máximo de alunos nas atividades esportivas e incentivar a participação nas olimpíadas, esse espaço favorece o desenvolvimento de cada um” afirma.

Durante as olimpíadas, os alunos vão competir em diversas modalidades: capoeira, futsal, atletismo, tênis de mesa e a novidade deste ano que é a ginástica rítmica.

Segundo o professor, a Apae de Ijuí possui grandes talentos e já foi representada no Brasil por dois alunos nas olimpíadas nacionais em 2018 nas modalidades de arremesso de pelota e futebol sete. O treinamento dos atletas em Ijuí, segundo Lacerda, começou há cerca de seis meses, depois do retorno presencial das atividades.

As disputas ocorrem junto ao Ginásio Pedagógico de Ijuí, ao lado do Ginásio Municipal de Esportes Wilson Mânica. A programação oficial será aberta às 9h30 desta quinta-feira e após iniciam as disputas esportivas com as modalidades de futsal e atletismo.

O evento é financiado pela Secretaria do Estado do Esporte e Lazer, pró-esporte/RS pela lei estadual nº 13.924, de 17 de janeiro de 2012, através do ICMS.

Na sexta-feira, dia 10, o evento ocorre no Hotel e Restaurante Jardim Europa, onde os alunos da região estarão hospedados, com as modalidades de Tênis de mesa, Ginástica Rítmica e Capoeira, com início às 9h e término às 12h.

Essa etapa será de classificação para a Olimpíada Estadual, que acontecerá em maio de 2022 em Canoas e que, subsequentemente, terá a etapa Nacional, que será sediada na cidade de Aracaju- SE, em dezembro do ano que vem. Hoje, dia que antecede o evento, todos os alunos serão testados para a Covid, garantindo o máximo de segurança. Toda programação será transmitida pelo YouTube e Facebook da Apae de Ijuí.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!