Busca rápidaX

Infectologista que atua em Ijuí alerta que vacinação de crianças contra a Covid vai ajudar na interrupção da circulação viral

19 de janeiro de 2022

Municípios do Rio Grande do Sul começam, hoje, a vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid. O medicamento é da Pfizer. A médica infectologista, Paula Korsak, que atua nos hospitais Unimed Noroeste e Caridade, de Ijuí, em entrevista nesta manhã na RPI, ressaltou que a vacina é segura e até agora, nos países em que foi aplicada, não causou efeitos colaterais graves nas crianças. Aliás, os eventos adversos no organismo dos menores de idade, que podem ocorrer, são os mesmos para uma pessoa adulta, ou seja, dor no local da injeção, dor de cabeça ou nos músculos, febre e diarreia.

Paula Korsak ainda esclareceu que o imunizante pediátrico contra o Coronavírus tem concentração de RNA, que é o princípio ativo que faz o efeito contra a doença, diferente da vacina para adolescentes e adultos. Além disso, não há contraindicação para imunização de crianças contra a Covid. A única ressalva é que os menores que estiverem infectados pela mencionada patologia aguardem 30 dias para receber a vacina.

As crianças vão receber duas doses do imunizante antiCovid, com intervalo de dois meses entre ambas, e a possibilidade de dose extra ainda é avaliada. A infectologista também comentou na entrevista na Progresso que mais de 300 crianças já morreram no Brasil por Covid, por isso, a importância da imunização. “Quanto mais o vírus circular, mais variantes podem surgir”, alertou a médica, ao argumentar sobre a importância da imunização.

Em Ijuí, segundo Paula Korsak, houve poucos casos de hospitalizações de crianças acometidas de Coronavírus, um deles, recentemente, no hospital Unimed. Porém, salientou que em alguns menores de idade ocorreram casos sérios da doença, mas nenhum óbito no município. Outra informação é que existe orientação para que após a aplicação do medicamento contra o Coronavírus, a criança aguarde 14 dias para tomar outra vacina, caso seja necessário, referente ao calendário de imunizações.

Fonte: Radio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!