Busca rápidaX


MANCHETES

Influenciado pela Agropecuária, PIB gaúcho cresce 4,7% no 2° trimestre de 2019

14 de outubro de 2019

A economia do Rio Grande do Sul segue com crescimento acima do Brasil. Graças aos desempenhos positivos da indústria e principalmente da Agropecuária. O Produto Interno Bruto do Estado subiu 4,7% no segundo trimestre de 2019 em relação ao mesmo período do ano passado, bem acima do país que teve crescimento de 1% no mesmo período. O resultado é influenciado pela Agropecuária que teve o melhor desempenho do segundo trimestre com crescimento de 9,2%, cujos principais destaques foram para a Soja (+5,4%) e o Milho (+25,9%). A indústria também apresentou dados positivos com crescimento de 5,7%. E os serviços subiram 2%.

Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (14) pelos pesquisadores do Departamento de Economia e Estatística. É o primeiro cálculo divulgado pelo Governo do Estado desde a retomada do convênio com o IBGE. Na comparação do segundo trimestre com o trimestre anterior, o Rio Grande do Sul cresceu 1,4%, enquanto o Brasil cresceu 0,4%. No acumulado dos últimos 12 meses (julho de 2018 a junho de 2019), o PIB gaúcho cresceu 3,9%, mais de cinco vezes o país, cujo crescimento é de 0,7% no período. Ao considerar o primeiro semestre do ano, o crescimento da economia do Estado é de 3,8%, sendo o melhor resultado desde 2013.

No portal na internet do DEE também foram atualizados os indicadores da série histórica, incluindo os cálculos refeitos no período em que a Fipe calculou o PIB gaúcho. Segundo o pesquisador de economia do DEE, Roberto Rocha, os cálculos foram atualizados, pois a metodologia utilizada é diferente a partir de informações sigilosas que o IBGE compartilhou com o departamento. Questionado se os cálculos do DEE são mais confiáveis por conta disso, o pesquisador desconversou e disse que os métodos são diferentes e preferiu não fazer comparações.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí