Busca rápidaX

Inicia instalação de kits de eficiência energética para 500 famílias de Santo Ângelo

11 de maio de 2020
Foto: Fernando Gomes

Teve início na manhã desta segunda-feira (11) a instalação dos kits do Programa de Eficiência Energética desenvolvido pela RGE com apoio do Governo Municipal. Serão beneficiadas 500 famílias com investimento de R$ 600 mil. São beneficiadas famílias em situação de vulnerabilidade social e cadastradas nos programas governamentais. Elas recebem em suas residências a instalação de kits com ducha eletrônica de resistência blindada e trocador de calor, composto de plataforma com tapete de plástico antiderrapante e dreno em aço inox.

Segundo Fabiano Passos, da empresa 5EC, responsável pela instalação, são gratuitamente substituídos os chuveiros elétricos por um sistema mais econômico. O sistema de trocador de calor pode reduzir em 50% o consumo de energia elétrica nas residências, além de promover uma economia de 15 mil litros de água ao ano. Salienta que o sistema tem funcionamento simples. Em vez de a água da caixa ou da rede de distribuição ir diretamente para o chuveiro, ela segue por uma mangueira e chega a uma plataforma de plástico instalada no chão do banheiro. Acoplada a essa plataforma existe um trocador de calor feito de alumínio que recupera o calor da água quente do banho e aquece, indiretamente, a água limpa no interior do trocador. A vantagem desse equipamento, é que a água chega ao chuveiro pré-aquecida, com um ganho de 10 a 15ºC. Com isso, o chuveiro precisará de menos potência para aquecer a água.

A primeira residência beneficiada foi do casal Paula e Rodrigo Bastos de Lima, no Bairro Pilau. O prefeito Jacques Barbosa acompanhou a instalação do primeiro kit. Paula comemorou o benefício. “Vamos economizar na energia elétrica, que representa um valor significativo nas contas do mês”. Jacques ressalta que o chuveiro elétrico é o principal equipamento no consumo de energia de uma residência. “Com o sistema, as famílias beneficiadas além de economizar energia, ter uma conta de luz menor, vão economizar água direta e indiretamente. Uma ação de sustentabilidade e qualidade de vida”, comentou.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Prefeitura de Santo Ângelo

Acompanhe nas Redes

by @TwitterDev
error: Conteúdo protegido!