Conforme o regulamento (http://www.cantodeluz.com.br/regulamento), em todas as fases do Festival, cada compositor, individualmente ou em parceria, poderá inscrever, no máximo três obras, sendo admitidas para a classificação somente duas.Poderão participar compositores, intérpretes e instrumentistas de todas as regiões do Brasil e demais países sul-americanos, desde que a maioria – ou no mínimo a metade – dos compositores (letra e melodia) e dos participantes que subirão ao palco, seja natural de Ijuí ou aqui radicada, há no mínimo três meses antes da realização do evento. Uma das condições exigidas deve ser comprovada por documento hábil.
Já para a Lamparina serão admitidas no máximo duas inscrições por intérprete de composições inéditas ou não. Podem se inscrever jovens menores de 18 anos, desde que não completos até a data de realização do festival. A Lamparina conta com duas categorias: Mirim (menores de 14 anos de idade) e Juvenil (de 14 anos de idade até menores de 18 anos). Uma novidade nesta segunda edição é a garantia de duas vagas em cada categoria para interpretes que comprovem residência em Ijuí.
Os regulamentos completos estão disponíveis no site do Festival, inclusive, com os detalhes sobre premiação. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail contato@cantodeluz.com.br.