Busca rápidaX

Inspirado em prefeito, boneco ‘Jorgito’ denuncia buracos em pistas de Santa Maria

5 de junho de 2019

O número de buracos em ruas de Santa Maria causa revolta em moradores, que em vários casos, têm que arcar com prejuízos – já que as falhas nas pistas danificam peças de carros. Um deles, Fabiano Lima, usou a criatividade para manifestar a insatisfação, apresentando o boneco ‘Jorgito’.

A inspiração para o nome é o prefeito da cidade, Jorge Pozzobom. Lima usou partes de carros que foram danificadas por buracos para construir o boneco e imprimiu uma foto do político para colocar no rosto do personagem.

“O Jorgito foi criado, tipo, de uma revolta nossa, mesmo, como cidadão, como motorista, por ter estragado uma parte de carro, e a gente sabe que não consegue ser ressarcido pela prefeitura com esse mundaréu de buracos”, desabafa o criador do boneco.

O sucesso da iniciativa foi tanto que outros motoristas pedem que ele seja colocado em ruas que precisam de reparos. Nas redes sociais, moradores chegam a tirar ‘selfies’ com Jorgito, que segundo Lima, já foi exposto em 106 vias do município.

O chapista Emerson Crema Silva, relata que já precisou gastar dinheiro consertando o carro após andar sobre buracos. “Já estourei três pneus, agora estourei um recentemente. O cano de descarga já estourou, e quem vai pagar o prejuízo para a população?”, indaga.

Moradora de uma região esburacada, a costureira Hilda Padilha elogiou a iniciativa. “Achei muito boa para chamar atenção, para ver se pelo menos eles olham para nossa rua, porque em dias de chuva o pessoal que trabalha tem que estar desviando para poder ir trabalhar no Centro”, comenta.

A criação de Jorgito não foi a primeira iniciativa para denunciar as falhas nas ruas e avenidas da cidade. No mês passado, moradores da área central pintaram círculos em torno de 199 buracos em um trecho de cerca de 140 metros de extensão.

A prefeitura afirma que, no fim do ano passado, buscou um empréstimo de R$ 78 milhões com a Caixa Econômica Federal e com o governo federal, para investir nas ruas, e que o trabalho já começou. O município disse também que com a melhora no tempo na cidade será possível retomar a operação tapa-buraco na cidade.

O prefeito afirma já ter conhecido Jorgito. “[as manifestações] São legítimas, são democráticas, fazem parte da democracia, evidentemente que todas aquelas que sejam respeitosas”, afirma Pozzobom.

“Recebo de maneira totalmente tranquila, porque é aquilo que eu digo: nós estamos fazendo com serenidade e responsabilidade. Ao invés de só fazer um tapa-buraco, arrancar tudo que está ali e botar novo. Evidentemente que nos locais em que são necessários”, acrescenta.

Fonte: G1