Busca rápidaX

MANCHETES

Instituto do Coração do HCI faz encontro com municípios da área de abrangência da 17ª CRS

14 de julho de 2017
O Instituto do Coração(Incor) do Hospital de Caridade de Ijuí(HCI), referência macrorregional no tratamento das doenças do coração, em parceria com a 17ª Coordenadoria Regional de Saúde, fez encontro com representantes dos municípios que pertencem a área de abrangência da referida coordenadoria do Estado.

No evento, realizado no auditório do HCI, também estiveram representantes das coordenadorias das regiões de Santa Rosa, Santo Ângelo e Cruz Alta. A reunião contou com profissionais como enfermeiros, farmacêuticos, médicos, gestores e reguladores. Do Incor/HCI participaram o médico Rodrigo Silva, a coordenadora administrativa do serviço Luciane Heuser, a colaboradora do ambulatório cardiovascular Caroline Amaral e a colaboradora da hemodinâmica Rosângela Deckmann.

 
Conforme explica  a coordenadora administrativa do Incor Luciane Heuser, foram debatidos assuntos importantes como a normatização de protocolos de encaminhamento para a cardiologia, objetivando melhorar o aproveitamento de vagas disponibilizadas para cardiologia clínica.  As consultas em Cardiologia serão reguladas pelas Coordenadorias (9ª, 12ª, 14ª e 17ª).

Para melhorar o fluxo, o município emitirá a solicitação de atendimento no sistema SISREG com dados clínicos dos pacientes e preenchimento completo do boletim de referência e posteriormente as coordenadorias farão a regulação destes pacientes conforme prioridades. Por outro lado, o Incor através de seus médicos intensificará o preenchimento do boletim de contra referência com dados do atendimento ao paciente e condutas, objetivando que o médico da rede básica do município de origem do paciente tenha conhecimento da condição clínica do mesmo para acompanhamento e possível retorno ao Incor. “Reuniões como estas são importantes para que exista um padrão de atendimento e consequentemente um melhor acompanhamento do paciente”, avalia Luciane.  

 
A reunião também serviu para a divulgação da abertura do ambulatório de insuficiência cardíaca e do protocolo clínico para encaminhamento de pacientes à este serviço que será regulado pela 17º Coordenadoria Regional de Saúde. Estas consultas serão contabilizadas no quantitativo de consultas em cardiologia do Incor, onde será possível aumentar em média 16 pacientes por mês. “ Sensibilizamos os municípios da importância em qualificar a rede básica através de equipes multidisciplinares e que o agendamento seja realizado por profissional com conhecimento técnico no caso por farmacêuticos, enfermeiros e  médicos”, disse Luciane.  
 

O médico do Incor Rodrigo da Silva explicou sobre protocolos clínicos de encaminhamento de pacientes para o ambulatório cardiovascular, sobre as condições clínicas do paciente para encaminhamento à alta complexidade, como também situações cardiológicas de urgência/emergência a serem encaminhadas ao HCI através de contato com a UTI Cardiológica.  

“Na verdade, o que a gente deseja é qualificar a comunicação com os colegas médicos e suas equipes dos outros municípios, para que nos casos de urgência e emergência cardiológica, seja feito o melhor encaminhamento do paciente”, resume o médico. Com o sucesso do encontro, a equipe do Incor e da 17ª CRS pretendem organizar um segundo encontro neste ano, provavelmente no mês que vem, agosto, momento de troca de informações e principalmente de padronização de atendimento.  Outra ideia é também regionalizar as reuniões de trabalho, onde a primeira fora de Ijuí, seria em Santo Ângelo, envolvendo os municípios da área de abrangência da 12ª Coordenadoria de Saúde.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
error: Conteúdo protegido!