Busca rápidaX

MANCHETES

Institutos de Meteorologia emitem alerta sobre temporal no RS e SC

16 de dezembro de 2017
Dois novos alertas foram atualizados, tanto pelo CPTEC (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos) como pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), para as próximas 48 horas pegando todo estado do RS (Rio Grande do Sul) e SC (Santa Catarina).

Segue nota do alerta colocado pelo CPTEC:
"Ocorrerão pancadas de chuva localmente forte com raios, rajadas de vento e queda de granizo isolado na área indicada no mapa, sendo que na campanha e sul do RS é previsto para o final da madrugada e no decorrer da manhã e nas outras áreas a partir da tarde."

De uma forma mais geral e de fácil entendimento, isso ocorrerá por causa do avanço de uma frente fria pela Região Sul do Brasil. E com o choque do ar quente que segue predominando com valores próximos dos 40ºC com essa frente fria que deve avançar, tempestades severas podem ocorrer, segundo informações da MetSul que ainda acrescenta da seguinte forma:

"Na virada do tempo pode ocorrer chuva torrencial de curta duração, mas o que preocupa é a possibilidade de vento forte a intenso. Vendavais localizados são prováveis por conta da chegada do sistema frontal e a MetSul alerta que, isoladamente, podem ser muito fortes a intensos com potencial de danos."

Aviso do Inmet – Instituto Nacional de Meteorologia
Aviso de: Tempestade. Grau de severidade: Perigo
Evento: Tempestade
Início: 17/12/2017 10h0min
Fim: 17/12/2017 23h59min

Riscos Potenciais:
INMET publica aviso iniciando em: 17/12/2017 10:00. Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 Km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

Instruções:
Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Área afetada:
Aviso para as áreas: Planalto Norte Catarinense, Campanha, Oeste Catarinense, Vale Do Itajai, Grande Florianópolis, Planalto Sul Catarinense, Litoral Sul Catarinense, Encosta Do Sudeste, Serra Do Sudeste, Depressão Central, Encosta Inferior Do Nordeste, Encosta Superior Do Nordeste, Campos De Cima Da Serra, Planalto Médio, Missões, Alto Uruguai, Litoral Gaúcho, Meio-Oeste Catarinense, Litoral Norte Catarinense.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
error: Conteúdo protegido!