Busca rápidaX

Investimentos da Coprel em Marau disponibilizam mais energia e internet via fibra para a região

16 de setembro de 2019

A região de Marau se destaca pelo alto índice de desenvolvimento observado nos últimos anos, com bons resultados na agricultura, indústria e expansão das áreas urbanas e rurais. E esse crescimento exige uma infraestrutura de energia com segurança, disponibilidade e qualidade.

Para atender a essa demanda, a Coprel Cooperativa de Energia investiu na construção da Subestação de Energia Marau 2, como a Linha de Transmissão entre Vila Maria e Marau. Estes investimentos foram anunciados na sexta-feira, dia 13 de setembro, em um evento no Casa Camera Ristorante, na localidade de Nossa Senhora do Carmo, interior de Marau, que tem a energia e a internet via fibra da Coprel.

A obra irá beneficiar 5720 famílias cooperantes de 11 municípios: Marau, Camargo, Casca, Ciríaco, David Canabarro, Gentil, Montauri, Muliterno, Nicolau Vergueiro, Santo Antônio do Palma e Vila Maria. O valor total do empreendimento é de R$ 13.980.000,00 financiados pelo Badesul/BNDES. O investimento contempla a subestação 138/23,1 kV – 2 vezes 15 MVA, 3 módulos de alimentadores 23 kV e a linha de transmissão de 16 quilômetros de 138kV entre Vila Maria e Marau.

A instalação de internet e telefonia fibra ótica também foi destaque no evento. Com conclusão até o final deste ano, 19 comunidades da área rural de Marau serão atendidas. O investimento se tornou viável com a intercooperação da Coprel Telecom/Triway, Prefeitura de Marau, Associação Comercial, Industrial, Serviços e Agropecuária de Marau (ACIM) e Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (CONSEPRO). O apoio do STR de Marau também foi importante para dar continuidade aos investimentos.

O evento teve a participação de diversas lideranças locais, regionais e estaduais. Da Coprel participaram o presidente Jânio Vital Stefanello, o vice-presidente Elso Scariot, conselheiros de Administração, Fiscal e Consultivo e colaboradores.

O evento também contou com a presença do prefeito de Marau, Iura Kutz e do vice-prefeito, Rui Carlos Gouvêa, acompanhados de todos os secretários. Se fizeram presentes também, o diretor do Departamento de Energia da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), Eberson Silveira (que representou o secretário Artur Lemos), os deputados estaduais, Vilmar Zanchin e Paparico Bacchi, o superintendente do Badesul, Cesar da Silva Cardozo, o vereador Anderson Rodegheri (que representou Deputado Estadual Sérgio Turra); vereadores do município, prefeitos, presidentes do Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e do Sindicatos Rurais, representantes de cooperativas e das comunidades e entidades, além da imprensa.

De acordo com o prefeito de Marau, Iura Kurtz “A parceria da Coprel com a Prefeitura vem gerando resultados importantes em Marau, especialmente no Meio Rural. Já estamos com internet de qualidade em diversas regiões e agora a subestação vai desenvolver ainda mais o Município, gerando empregos e renda. É assim, somando forças, que estamos crescendo e se desenvolvendo cada vez mais”.

Para o presidente da Coprel, Jânio Vital Stefanello, os investimentos acompanham o crescimento da região de Marau. “São investimentos estratégicos para melhorar a qualidade, a confiabilidade e a disponibilidade de energia e de internet via fibra para o desenvolvimento das comunidades. Temos a certeza que esses investimentos são fatores determinantes para a permanência, o retorno e o futuro do jovem ao interior”.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Coprel

Acompanhe nas Redes

by @TwitterDev
error: Conteúdo protegido !!!