Busca rápidaX


Judiciário de Ijuí consegue manter atividades parciais durante a pandemia da Covid-19

28 de maio de 2020

Através de rodízio, o Juiz Eduardo Giovelli assumiu a direção do Fórum de Ijuí, para um ano de gestão. Durante entrevista hoje pela manhã na RPI, disse que haverá sequência do trabalho desenvolvido pela magistrada, Simone Brum Pias, que era diretora da Comarca, por exemplo, com representação do Judiciário na comunidade e gestão dos servidores.

Eduardo Giovelli ainda comentou sobre o trabalho remoto, ou seja, a distância que é desenvolvido pelos Juízes e demais funcionários da Comarca ijuiense, em razão das restrições devido à pandemia da Covid-19.

O deslocamento desses profissionais até o Fórum só acontece em casos excepcionais. Inclusive o local está fechado, ou seja, não há acesso da comunidade. Giovelli destacou que mesmo assim os magistrados continuam com a análise dos processos que são possíveis, inclusive com expedição de sentenças, caso todas as partes já tenham sido ouvidas e somente falte a decisão judicial.

Eduardo Giovelli, que é Juiz da 1ª Vara Criminal e da Vara de Execuções Criminais da Comarca de Ijuí, enfatizou, no entanto, que na área criminal todos os processos são físicos e as audiências com os presos não acontecem no momento.

Diante disso, também não ocorrem os julgamentos dos detentos por meio do Tribunal Popular do Júri. De março até agora, foram adiados sete júris. O magistrado acredita que até o final do mês que vem esse número chegue a 10.

Porém, também desde março, quando iniciou o período de restrição de ações no Judiciário estadual, nenhum preso foi colocado em liberdade na área de abrangência da Comarca ijuiense. No entanto, a tramitação dos processos eletrônicos voltou ao normal no dia primeiro deste mês. Eduardo Giovelli ainda observou que os Juízes aproveitam o atual período para analisar processos atrasados. Pelo menos até 14 de junho o Fórum vai permanecer fechado.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí