Busca rápidaX

MANCHETES

Justiça mantém eleição para diretoria do HCI mas determina votação presencial

17 de setembro de 2020
Hospital de Caridade de Ijuí. Foto: assessoria de imprensa

A eleição para escolha da nova diretoria do Hospital de Caridade de Ijuí não vai mais ser online e, sim, presencial. A decisão é da 20ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, publicada no final da tarde de hoje, 17, após recurso interposto por uma das chapas que concorre no pleito.

O recurso argumentou que a votação por meio eletrônico não está prevista no estatuto do HCI, não garante a idoneidade do pleito e que afasta de votar as pessoas que não têm muito conhecimento das tecnologias. Outro argumento é que não há como garantir que através do pleito online o associado vote apenas uma vez.

O Tribunal de Justiça gaúcho concluiu que, a exemplo das eleições municipais deste ano, que acontecerão de forma presencial, não há impedimento para realizar a escolha da direção do HCI, ao período 2020/2022, pelo meio usual, ou seja, voto em papel.

Ainda conforme o despacho judicial, mesmo que a forma eletrônica seja bastante utilizada no momento, em razão da pandemia da Covid-19, este sistema não é de fácil familiaridade por parte de muitas pessoas, o que poderia excluir alguns associados do hospital da votação.

A eleição está marcada para a próxima segunda-feira, 21, com início da assembleia geral às 10 horas. Já a votação vai transcorrer das 11 às 19 horas. No entanto, na manhã desta sexta-feira, 18, às 9 horas, a diretoria do Hospital de Caridade de Ijuí e a comissão eleitoral realizarão reunião extraordinária para analisar a decisão judicial de hoje.

Poderá ser decidido até pela suspensão da eleição de segunda-feira, visto as mudanças que serão necessárias em curto período para efetuar o pleito, por exemplo, definição de local, notificação de associados, além de outras questões, como alteração de edital.

Concorrem à diretoria do HCI duas chapas. Uma delas tem como candidato a presidente o médico, Anibal Nogueira, e a vice, Reinoldo Castanhede. Na outra chapa o candidato a presidente é o engenheiro civil, Paulo Roberto Stumm, e a vice, Douglas Prestes Uggeri.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!