Busca rápidaX

Lançamento da Revista Radiografia da Agropecuária Gaúcha é destaque no primeiro dia da Expointer

5 de setembro de 2021

A Revista digital Radiografia da Agropecuária Gaúcha 2021, publicada pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) foi lançada na tarde de ontem, 04, no auditório do prédio da Administração do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. E também foi transmitida ao vivo pelo canal online da Expointer. A secretária Silvana Covatti participou da cerimônia.

“Este lançamento é de grande importância para mostrar o quanto os gaúchos e gaúchas contribuem para a produção de alimentos e de outros produtos, movimentando a economia do estado e do Brasil. O Rio Grande do Sul é protagonista no cenário nacional, com destaque em várias áreas como soja, arroz, trigo, carne, mel, noz pecã, olivicultura, erva-mate e tantos outros. A nossa agricultura e pecuária fortalecem o Brasil”, destacou Silvana Covatti.

Pela primeira vez, a Ceasa (Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Sul) está publicando os seus números de produção na Revista. O Presidente da Ceasa, Ailton Machado, destacou que a Companhia é responsável pelo abastecimento do Rio Grande do Sul e dos municípios do sul de Santa Catarina. “A Ceasa gera empregos e forma preços para o consumidor. Só no ano passado, nós comercializamos 634 toneladas de hortifrutigranjeiros no valor de 1 bilhão e 700 milhões de reais. E queremos ampliar estes números”, destacou Ailton Machado.

O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) comemora a safra recorde, de 8,52 milhões de toneladas, em 945 mil hectares com uma produtividade de 9 mil kg/ha. “65% da área semeada com arroz tem tecnologia do Irga”, destaca o Presidente Eduardo Milani, que também esteve no lançamento da Revista.

O Presidente da Emater-RS/Ascar, Edimilson Pelizari destacou o papel que a Emater tem na área da assistência técnica e extensão rural, atuando em 497 municípios divididos em 12 regionais. “O nosso quadro técnico é muito capacitado e estamos sempre à disposição para contribuir com o desenvolvimento do Rio Grande”, destaca.

O Diretor do Departamento de Políticas Agrícolas da SEAPDR, Paulo Lipp, fez uma demonstração dos conteúdos da revista. “A Radiografia mostra 64 culturas, oito cadeias produtivas, uma imensa gama de informações. O agronegócio gaúcho corresponde a 40% do PIB, o produto interno bruto, que em 2020 chegou a 473 bilhões”, destaca.

As culturas em que o Rio Grande do Sul tem mais destaque são arroz, soja, milho, avicultura, bovinocultura de corte e leite, suinocultura, trigo, tabaco, fruticultura, erva-mate e silvicultura.

VEJA AQUI A RADIOGRAFIA DA AGROPECUÁRIA GAÚCHA 2021 (https://www.agricultura.rs.gov.br/radiografia-da-agropecuaria-gaucha)

Radiografia da Agropecuária Gaúcha

A publicação foi elaborada pelo Departamento de Políticas Agrícolas da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) e detalha os números das principais culturas agropecuárias do Rio Grande do Sul.

O trabalho reúne os principais segmentos agrícolas, apresentando diversos dados como área colhida, produção, receita agropecuária, número de produtores, valores de exportação e principais destinos, participação na produção nacional e nas exportações do agro gaúcho, além de número de municípios produtores, destacando sua escala.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Radio Progresso de Ijuí e governo RS
error: Conteúdo protegido!