Busca rápidaX


Legislativo de Santo Ângelo aprova projeto que permite circulação de táxis com acessibilidade

2 de outubro de 2019

O Poder Legislativo de Santo Ângelo aprovou, na sessão ordinária desta semana, projeto que altera legislação municipal e permite a circulação de táxi adaptado. Com a nova redação da lei, os automóveis usados no serviço de táxi deverão ter mais de quatro portas.

Além disso, a alteração aponta que para táxis adaptados poderão ser utilizados veículos tipo SUV e caminhonete cabine dupla, porém está a utilização de veículos pick up. A lei santoangelense também permite que os veículos sejam equipados com elevador ou rampa para pessoas com mobilidade reduzida ou necessidades especiais.

Conforme solicitação advinda do Sindicato dos Taxistas e Transportadores Autônomos de Passageiros de Santo Ângelo, se faz necessário a adaptação de veículos para atender as necessidades de deslocamento de pessoas com necessidades, o que não impede de atender qualquer outro passageiro.

O vereador Rodrigo Trevisan (Progressistas), afirma que esta é mais uma conquista da comunidade pela inclusão e acessibilidade. O edil lembra que no início do seu mandato, em 2017, apresentou um projeto sugestão ao prefeito, para instituir o serviço de táxi para portadores de necessidades especiais. O tema chegou a ser debatido, na época, na Comissão Representativa da Câmara de Vereadores, com representantes do sindicato dos taxistas e com o DMT.

Trevisan entende que a aprovação da lei que permite o serviço de táxi adaptado vai atender uma demanda da comunidade local. “Além de pessoas com deficiência, o serviço vai beneficiar idosos e quem possui mobilidade reduzida. Assim, continuamos a caminhada pela inclusão, com respeito e empatia pelas pessoas que precisam de atendimento diferenciado”, ressaltou.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e Legislativo de Santo Ângelo