Busca rápidaX


Leite quer antecipar vacinação de professores contra a Covid no RS; veja os grupos prioritários

18 de janeiro de 2021

O governador Eduardo Leite informou, na manhã de hoje, que pretende antecipar a vacinação contra a Covid-19 para os profissionais da educação. Segundo ele, a intenção é imunizar professores e funcionários para que haja o retorno às aulas presenciais o mais rápido possível. Aqui no Estado a prioridade de vacinação, além dos profissionais de saúde, é para indígenas e idosos abrigados em asilos e com mais de 75 anos. Leite afirmou que o governo federal prevê vacinar até 1 milhão de pessoas por dia, em breve, mas sem precisar uma data para que a imunização chegue a este patamar. Uma profissional de saúde do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, técnica de enfermagem, deve ser a primeira vacinada no Estado. Ela está sendo escolhida dentro do grupo que atua na linha de frente ao Coronavírus e é uma “profissional exemplar”, e a vacinação deve ocorrer no fim da tarde de hoje.

Ordem de vacinação dos grupos prioritários

  • Grupo 1: trabalhadores da saúde (5,88 milhões de pessoas), pessoas de 80 anos ou mais (4,26 milhões), pessoas de 75 a 79 anos (3,48 milhões) e indígenas com idade acima de 18 anos (410 mil).
  • Grupo 2: pessoas de 70 a 74 anos (5,17 milhões), de 65 a 69 anos (7,08 milhões) e de 60 a 64 anos (9,09 milhões).
  • Grupo 3: 12,66 milhões de pessoas acima dos 18 anos que tenham as seguintes comorbidades: hipertensão de difícil controle, diabetes mellitus, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido, anemia falciforme, câncer e obesidade grave (IMC maior ou igual a 40).
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí.