Busca rápidaX

MANCHETES

Levantamento da Emater aponta prejuízos em lavouras da região de Ijuí devido a geadas

9 de setembro de 2020
Fotos demonstram a intensidade da geada no dia 21 de agosto na região de Ijuí

As culturas de inverno apresentam irregularidade nos estragos em razão das geadas, dentre os 44 municípios do escritório regional da Emater, com sede em Ijuí. Há morte de plantas em alguns locais. Os danos estão relacionados a diversos fatores como estágio fisiológico da planta, cobertura do solo, topografia do terreno e nutrição.

Isso se refere ao trigo, aveia, canola e cevada. Em lavouras de trigo, os locais com prejuízos mais intensos apresentam espigas brancas ou mortas, dobramento de colmos e aumento substancial da emissão de novos perfilhos. Cerca 1,10% do trigo na área do escritório regional da Emater, sediado em Ijuí, está em maturação. Do restante, por exemplo, 10,60% apresenta-se em granação.

A aveia branca, por sua vez, tem 3% da área colhida, com rendimento médio de 48,3 sacas por hectare. A colheita ocorre na região Celeiro e próximo do rio Uruguai, por exemplo, em Tenente Portela, onde o plantio acontece mais cedo. A cevada, por sua vez, registra 8,20% na fase mais adiantada que é de granação. Já a canola está com 79,68% em granação na região de Ijuí.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí