Busca rápidaX

MANCHETES

Livro “Chorus: Composições e arranjos” do Maestro Alcides Verza será apresentado nesta noite em Ijuí

28 de novembro de 2018

O canto coral figura entre uma das mais remotas expressões artísticas coletivas da história da humanidade. A prática está ligada a cultos religiosos e danças sagradas desde os primórdios da História humana, evoluindo continuamente ao passo da própria evolução das sociedades, vindo, enfim, a ser expresso pelo termo latino “chorus”, significando “o grupo da comunidade que canta”.

Dentro deste cenário, uma das personalidades mais expressivas que colaboraram e segue colaborando para a construção dessa realidade no âmbito do canto coral no Rio Grande do Sul é o maestro Alcides Verza, que tem uma trajetória de mais de meio século dedicado à música e ao canto.

A primeira experiência de Verza como maestro foi em 1964 quando pela primeira vez, foi regente de um coral. Em 1971 ele veio concluir a faculdade de filosofia no município de Ijuí, foi quando recebeu o convite para assumir a regência do coral Santa Cecília da Igreja da Natividade, bem como dar aulas de canto no Colégio Sagrado Coração de Jesus.

Depois dessas experiências, Verza lançou a ideia de formar o primeiro Coral Municipal de Ijuí e do Estado do Rio Grande do Sul. O projeto saiu do papel e em pouco mais de um mês o coral foi formado, com mais de 15 integrantes. O dia 28 de maio marcou a estréia oficial do Coral Municipal de Ijuí. O evento ocorreu na Sogi, com transmissão ao vivo da Rádio Progresso.

Nesta quarta-feira, 28, o maestro, que atualmente reside em Caxias do Sul, está em Ijuí, juntamente com o jornalista e escritor Marcus Kirst. A visita ao município tem um propósito especial: Lançar seu  livro de partituras “Chorus , Composições e arranjos”.

A apresentação da obra ocorre hoje à noite, a partir das 19h no mini-auditório do Ceap. Para o evento, foram convidados todos os regentes do município, autoridades municipais, ex colegas do maestro e cantores remanescentes do Coral Municipal de Ijuí, que é também quem está promovendo este reencontro cultural e histórico, aberto a toda comunidade de Ijuí e região.

Segundo o maestro, o propósito desta obra é justamente proceder um resgate da memória por meio do registro de uma seleção das partituras para canto coral. “O livro apresenta um total de cerca de 130 partituras, que tem valor não só na condição de resgate histórico como também para o uso de corais em todo o território nacional” destaca Verza.

Compartilhar
  • 4
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
    4
    Shares
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!