Busca rápidaX

Livro resgata história dos 50 anos da Ceriluz

19 de agosto de 2016
Ceriluz 50 anos

Integrando as comemorações dos 50 anos de fundação da Ceriluz será lançado no próximo dia 20 de agosto o livro “Energia para a Vida”. Essa obra é fruto de um trabalho de pesquisa de pouco mais de dois anos do autor, jornalista e escritor Ademar Campos Bindé. Nas suas 218 páginas o livro busca retratar os fatos mais relevantes que marcaram essa trajetória, nascida do idealismo e de ações de um grupo de produtores rurais do município de Ijuí, que alimentavam o sonho de usufruir os benefícios da energia elétrica em suas propriedades.
 
Os primeiros tempos foram voltados à formação e estruturação administrativa, marcados igualmente pela descrença de muitos e pelas dificuldades burocráticas que obstaculizavam a implantação dos projetos iniciais. Vencidos esses fatores adversos que marcaram os primeiros anos, a concretização de um projeto pioneiro viabilizado fora da área de ação do município mãe serviu como impulso necessário para abrir caminho a outros empreendimentos projetados a partir do ano de 1970. Assim a Ceriluz começou a trilhar novos passos na área da eletrificação rural.
 
Graças as ações desenvolvidas pelos seus administradores e quadro social, a cooperativa foi seguindo uma trajetória ascendente até ingressar na área de geração de energia, que a levou a alcançar um destacado patamar que, somado a continua qualificação de seu quadro funcional e ao acompanhamento da evolução tecnológica coloca a Ceriluz nos dias atuais entre as principais cooperativas de eletrificação rural do País.
 
A obra contém ainda diversos depoimentos de antigos e atuais administradores e funcionários da cooperativa, construtores dessa história de 50 anos, além de dados e informações coletadas pelo autor em inúmeros documentos, publicações e registros de valor histórico.
Igualmente é enriquecida com uma mensagem do atual presidente da Ceriluz, Iloir de Pauli, na qual ele enfatiza que “o grande desafio ao longo destes 50 anos sempre foi garantir a energia necessária ao nosso associado” e por comentários do professor Walter Frantz, da Unijuí, versando sobre “A força e o sentido da organização cooperativa” e do jornalista Vilson Wagner, da Assessoria de Comunicação Social da Ceriluz, sob o título “Cooperativismo e seus princípios”.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Os comentários estão desativados.

Peugeot Champs Elysées
Estude Medicina na Argentina

Acompanhe nas Redes

by @TwitterDev
error: Conteúdo protegido !!!