Busca rápidaX

Maioria das escolas estaduais da CRE de Ijuí começa aulas na próxima semana

14 de fevereiro de 2020
Escola Estadual de Ensino Fundamental Rui Barbosa de Ijuí (Ruizinho)

A 36ª Coordenadoria Regional de Educação, com sede em Ijuí, tem dois calendários para início deste ano letivo. Isso ocorre em razão da recente greve do magistério, o que atrasou o fim das aulas do ano letivo de 2019. Por isso, existe extensão das férias para os professores.

Em 50 escolas estaduais da regional da Educação de Ijuí, os professores vão retornar às atividades na próxima segunda-feira, 17, e as aulas começarão entre terça ou quarta-feira que vem, conforme o calendário das escolas municipais, visto que é o mesmo transporte escolar.

Nas outras 10 escolas estaduais da região de Ijuí, onde ocorreu greve mais extensiva, os professores vão iniciar atividades no dia 26 deste mês e dia 27 haverá começo das aulas.

Nova Base Nacional Curricular

O ano letivo de 2020 vai ser de muitas mudanças nas escolas estaduais de abrangência da 36ª Coordenadoria Regional de Educação, com sede em Ijuí. Conforme o coordenador de Educação, Cláudio da Cruz de Souza, as alterações se referem à nova Base Nacional Curricular.

As novidades atingirão os currículos de todos os níveis de ensino, ou seja, do Infantil ao Ensino Médio. Do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental havia um professor para todos os componentes curriculares.

A partir deste ano vai ser um professor para as disciplinas de português, matemática, ciências, história, geografia, dentre outras, ainda um professor para educação física e outro para trabalhar com atividades interativas, por exemplo, ações na área de tecnologia.

Já as turmas do sexto ao nono ano das escolas estaduais passam a contar com uma nova linha no segmento de projeto de vida, ou seja, para que os alunos possam se preparar para o novo Ensino Médio, já com melhor visão sobre o que pretendem na vida profissional.

E o novo Ensino Médio vai ser implementado, nesse ano, em 10 escolas estaduais da Coordenadoria Regional de Educação de Ijuí. Segundo Cláudio da Cruz de Souza, as turmas do Ensino Médio seguirão com as disciplinas tradicionais, no entanto, terão como novidade os denominados “percursos formativos”, ou seja, ações nas áreas de empreendedorismo, sustentabilidade, esportes, dentre outras.

Além de possibilitar melhor formação dos adolescentes e jovens sobre o futuro profissional, o novo currículo do Ensino Médio pretende atrair mais os alunos para que não haja tanta evasão escolar e ajudar na evolução dos índices de aprovação desses estudantes.

As demais escolas estaduais ligadas à Coordenadoria Regional de Educação de Ijuí implantarão o novo Ensino Médio no próximo ano, assim como todos os educandários estaduais do Rio Grande do Sul que não trabalharão com a novidade em 2020.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí

Acompanhe nas Redes

by @TwitterDev
error: Conteúdo protegido!