Busca rápidaX

MANCHETES

Mais de 200 famílias estão desalojadas em Alegrete e rio está mais de 12 metros acima do nível

10 de janeiro de 2019

A chuva na fronteira Oeste ainda não deu trégua. Em Alegrete, a prefeitura decretou situação de emergência na manhã de ontem (10).

De acordo com a Defesa Civil do município, nesta quinta-feira (10) a chuva ainda segue no município. O rio Ibirapuitã encontra-se 11 metros e 90 centímetros acima do nível. Mais de 200 famílias já foram retiradas de suas residências e estão abrigadas em ginásios, escolas e casa de familiares. Pelo fato de muitas famílias estarem desalojadas, a Defesa Civil começará a leva-los, na tarde de hoje (10) para o Parque do Sindicato Rural.

Ainda de acordo com a Defesa Civil, a ponte Borges de Medeiros – principal acesso da zona leste da cidade ao centro-, está interditada. Agora, quem  precisa atravessar de um ponto a outro, deve utilizar a BR-290, em um desvio de cerca de 8 quilômetros. A água do rio Ibirapuitã segue subindo 20 centímetros por hora.

Perguntado sobre as previsões para que o rio se restabeleça e as famílias possam se reorganizar, o órgão alerta que, enquanto chover em Santana do Livramento, não há indício de que o Ibirapuitã baixe, pois, o rio de Livramento deságua em grande quantidade em Alegrete. Portanto, caso hoje pare de chover em Santana do Livramento, até domingo a água do rio estará chegando ao município atingido.

Foto: Pablo Marzulo – Minuano FM

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí