Busca rápidaX


MANCHETES

Mais de 2,7 mil casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes foram registrados em 2018 no RS

10 de dezembro de 2018

O Rio Grande do Sul registrou 2.797 casos de abuso sexual envolvendo crianças e adolescentes de janeiro até novembro deste ano, conforme dados da Polícia Civil. No mesmo período de 2017, o número chegou a 2.943. A situação preocupa as autoridades. A maioria das ocorrências acontecem dentro da própria família, segundo a Justiça.

De acordo com as autoridades, uma das melhores formas de ajudar é denunciando. Isso pode ser feito diretamente na polícia ou por meio do disque 100 – serviço gratuito que funciona 24 horas por dia em todo o país.

Até o final de novembro, 55 pessoas foram presas em flagrante por estupro de vulnerável no estado. Nesse período, a Delegacia de Infância e Adolescência de Santa Maria, por exemplo, encaminhou 110 casos de abuso sexual para a Justiça. Só que a maioria acaba respondendo em liberdade, tanto que a cidade teve apenas uma prisão em flagrante por esse crime durante esse período. No final do mês passado, a polícia realizou operações para combater crimes de abuso e exploração sexual infantil. 

O depoimento das vítimas é muito importante para que os abusadores sejam responsabilizados. Para não deixar a criança ainda mais traumatizada, o Rio Grande do Sul tem um recurso chamado de “depoimento especial”, que virou lei e existe desde 2003.

Fonte: g1.globo.com